Notícia
Já são conhecidos os finalistas do Carro do Ano 2018
Citroën C3 Aircross, Hyundai Kauai, Kia Stinger, Seat Ibiza, Škoda Kodiaq, Volkswagen T-Roc e Volvo XC60 são os sete finalistas do Carro do Ano 2018/Troféu Volante de Cristal.
Depois de um período alargado de testes de estrada, dado o elevado número de modelos a concurso (31), o júri, composto por 17 jornalistas em representação de vários órgãos de comunicação social portugueses, seleccionou um lote de candidatos que se mantêm na corrida para suceder ao Peugeot 3008 como Carro do Ano em Portugal.
Os finalistas passam agora à ronda seguinte da eleição do Carro do Ano em Portugal, o mais antigo e prestigiado prémio atribuído a um produto automóvel no nosso país.
O Carro do Ano/Troféu Essilor Volante de Cristal 2018, no qual o Jornal de Negócios/Negócios.pt participa como membro do Júri, é organizado pelo semanário Expresso e pela SIC/SIC Notícias.
O modelo premiado será distinguido com o título de "Carro do Ano/Troféu Essilor Volante de Cristal 2018", recebendo o respectivo representante ou importador o "Troféu Volante de Cristal". Em paralelo, será galardoado o melhor produto automóvel (versão) em segmentos distintos do mercado nacional. Estes galardões contemplarão seis classes: Citadino, Familiar, Executivo, Desportivo (inclui descapotáveis), SUV (inclui Crossovers), e ecológico.
A criação de um galardão anual designado por "Carro do Ano" visa premiar o modelo que represente, simultaneamente, um avanço tecnológico significativo no âmbito do mercado automóvel nacional e o melhor compromisso para o automobilista português em termos de economia (preço e custos de utilização), segurança e agradabilidade de condução.
Referência, especial, para o prémio Ecológico do ano. Uma distinção reservada a veículos com motores eléctricos ou híbridos (que combinem motor eléctrico e motor térmico). Em foco nesta categoria a eficiência energética, os consumos, as emissões e a autonomia homologados pela marca, tendo igualmente em atenção os consumos revelados durante o teste dos jurados, assim como a autonomia real numa utilização diária.
Para esta edição, a organização volta a seleccionar cinco dispositivos inovadores e tecnologicamente avançados que consigam beneficiar directamente a condução e o condutor, que serão apreciados e posteriormente votados pelos jurados em simultâneo com a votação final.
A cerimónia e entrega de prémios realizam-se no próximo dia 1 de Março.