Notícia
Da liderança da Peugeot à ascensão da Toyota e Hyundai. Veja as marcas mais vendidas em 2021
Num ano em que as vendas de automóveis de passageiros estagnaram, a Peugeot pôs fim à liderança histórica da Renault em Portugal. Mas há mais novidades no desempenho das marcas no mercado nacional, com destaque para as subidas da Toyota e Hyundai. Veja quais foram as marcas mais vendidas no ano passado.
1.º Peugeot
17.595 unidades
2.º Renault
15.439 unidades
3.º Mercedes-Benz
11.383 unidades
4.º BMW
11.263 unidades
5.º Citroën
8.644 unidades
6.º Toyota
7.896 unidades
7.º Hyundai
7.610 unidades
8.º Volkswagen
7.514 unidades
9.º Seat
6.320 unidades
10. º Nissan
5.938 unidades
11.º Dacia
5.825 unidades
12.º Kia
5.344 unidades
13.º Opel
5.273 unidades
14.º Fiat
4.980 unidades
15.º Ford
4.812 unidades
16.º Volvo
17.º Audi
3.463 unidades
18.º Mini
1.957 unidades
19.º Skoda
1.789 unidades
20.º Tesla
1.508 unidades
21.º Mitsubishi
1.466 unidades
22.º Mazda
1.076 unidades
23.º Jeep
781 unidades
24.º Porsche
765 unidades
25.º Honda
634 unidades
26.º DS
612 unidades
27.º Land Rover
577 unidades
28.º Cupra
557 unidades
29.º Jaguar
433 unidades
30.º Smart
430 unidades
31.º Lexus
413 unidades
32.º Suzuki
127 unidades
33.º Alfa Romeo
93 unidades
34.º Aston Martin
34 unidades
35.º Bentley
26 unidades
36.º Maserati
25 unidades
37.º Ferrari
23 unidades
38.º Lamborghini
13 unidades
39.º Alpine
11 unidades
A Peugeot destronou a Renault como marca de automóveis ligeiros de passageiros mais vendida em Portugal no ano passado, pondo fim a um reinado de 23 anos da "marca do losango". Isto num ano em que a retoma do mercado após a forte quebra de 2020 ficou por se concretizar.
A "marca do leão" mostrou resistir melhor ao impacto da pandemia do que a rival Renault e em 2021 recuperou em 11% as vendas face a 2020. Já a Renault somou o terceiro ano consecutivo de redução no número de veículos matriculados: eram 31.215 em 2018, baixaram para 29.014 em 2019 e, nos anos da pandemia as quebras foram pesadas - 18.613 em 2020 e 15.439 em 2021.
A fechar o pódio do ano passado manteve-se a Mercedes-Benz, apesar da quebra de 17,1%. A fabricante alemã matriculou 11.383 unidades, superando a compatriota BMW, que cresceu 7,1%, por 120 veículos.
A Citroën consolidou o quinto posto, com 8.644 unidades, tendo vendido, contudo, apenas mais 400 carros do que em 2020.
Na sexta posição surge agora a Toyota, que escalou cinco degraus, com 7.896 veículos, uma subida de 26,9%, seguida da Hyundai, que também avançou cinco posições com um crescimento de 49,3%, para 7.610 unidades.
A Volkswagen subiu ao oitavo posto, com 7.514 veículos, o que traduz uma subida de 7,8%, enquanto a Seat desceu um lugar, com 6.320 unidades, que representam uma queda de 10,4% face a 2020. A fechar o Top 10 surge a Nissan, que cai quatro lugares, com 5.938 unidades, uma quebra de 18,8%.
Fora do Top 10, a Dacia regista um crescimento de 25,6%, tendo ficado a apenas 113 carros de igualar a Nissan. A Kia merece destaque pela escalada de 62,1% nas vendas face a 2020, para 5.344 unidades, o que lhe permitiu subir da 16.ª para a 12.ª posição.
A Opel manteve o 13.º posto e registou um aumento de 12,8% nas vendas, enquanto a Fiat e a Ford sofreram quebras de 29,5% e 26,5%, respetivamente.
Ainda nas marcas que venderam mais de mil veículos sobressaem as subidas da Skoda (37,8%) e Audi (14,7%), num sinal de recuperação da SIVA, distribuidora do grupo Volkswagen desde que foi comprada pela Porsche Holding Salzburg (PHS), em 2019.
Carros de luxo imunes à pandemia?
Nas marcas de luxo e de superdesportivos o impacto da pandemia não foi muito pronunciado. A Porsche vendeu 765 unidades, menos 7,9% do que em 2020 mas acima dos 749 veículos de 2019.
A Jaguar aumentou as vendas em seis unidades, ou 1,4%, mas encontra-se em níveis muito inferiores aos 850 veículos matriculados em 2019.
A Alfa Romeo continua a ver as vendas afundarem, mas neste caso o problema da marca italiana já era anterior à pandemia. A marca agora integrada na Stellantis vendeu apenas 93 unidades em 2021, menos 43,6% do que no ano anterior. Em 2019 a Alfa Romeo tinha matriculado 552 veículos e em 2018 esse valor era de 1.102.
A Aston Martin, por seu turno, praticamente quintuplicou as vendas face a 2020, com 34 unidades contra sete. A Bentley também subiu as vendas em 23,8%, para 26 veículos.
A Maserati destacou-se com um aumento de 257,1%, passando de sete para 25 veículos, enquanto a Ferrari vendeu 23 bólides, menos sete do que em 2020. A Lamborghini viu as matrículas cifrarem-se em 13, menos duas do que no ano anterior, e a Alpine aumentou as vendas de seis para 11 unidades.