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Confinamento em Xian abranda produção da fabricante de carros elétricos chinesa BYD

Confinamento em Xian leva a corte de produção da BYD, mas desconhece-se em que medida. Em novembro, a unidade de Xian representou mais de metade dos veículos elétricos fabricados pela gigante apoiada pelo multimilionário Warren Buffett.

Lusa_EPA/reuters
23 de Dezembro de 2021 às 15:33
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A BYD, maior fabricante de carros elétricos da China em termos de vendas, foi forçada a cortar na produção na sua fábrica de Xian, capital da província de Shannxi, colocada sob confinamento na sequência do ressurgimento de casos de covid-19.

A empresa, com sede em Shenzhen, apoiada pelo multimilionário Warren Buffett, afirmou estar a fazer o seu melhor para ultrapassar a situação, sendo certo, porém, que a redução da produção em Xian irá levar a atrasos nas entregas de alguns dos modelos mais vendidos, como os modelos da gama Qin.

"O surto teve algum impacto na nossa produção na fábrica de Xian", indicou a BYD, num comunicado divulgado esta quinta-feira. "Estamos a coordenar, de forma ativa, [os nossos recursos] para lidar com esta difícil situação", indicou a empresa, citada pelo South China Morning Post (SCMP).

A gigante chinesa dos carros elétricos não especificou, porém, em que medida as suas unidades de produção foram afetadas, mas Xian, casa dos guerreiros de Terracota, trava, por esta altura, uma dupla batalha: uma vaga de casos de covid-19 e uma  febre hemorrágica sazonal. 

As autoridades chinesas decretaram, a partir desta quinta-feira, o confinamento dos 13 milhões de habitantes da cidade, depois do registo de 63 casos locais de covid-19.

Os residentes de Xian só podem deixar a cidade se for absolutamente necessário, carecendo de uma autorização para o efeito por parte do governo local. Todos os complexos habitacionais, aldeias e empresas em Xian estão sujeitos às medidas de confinamento.

Segundo o SCMP, a imprensa local noticiou que parte dos trabalhadores que ficam nas fábricas serão capazes de manter a funcionar algumas linhas de produção.

A BYD, detida em 7,9% pela Berkshire de Buffett, construiu a primeira fase da sua linha de montagem em Xian há sete anos. 

Inicialmente, o complexo tinha uma capacidade anual de 300 mil unidades. Mas, em 2018, a empresa investiu mais 2 mil milhões de yuan (310 milhões de euros) para a expandir e, hoje, a fábrica tem condições para produzir 500 mil unidades.

Em novembro, 55 mil veículos da BYD foram montados em Xian, de acordo com dados do departamento do comércio de Shaanxi. Um número que representou mais de metade do total de carros entregues pela empresa (99.753) no mesmo mês.

"A BYD, atendendo às fortes vendas, tem vindo a lutar para aumentar a produção de modo a responder à procura dos clientes", pelo que "o confinamento em Xian vai ter um grande impacto nas suas entregas a curto prazo", observou Gao Shen, um analista independente em Xangai, citado pelo SCMP.

"Ainda assim, acho que pode utilizar melhor a sua capacidade em outros lugares para produzir mais carros", afirmou.

O fabricante é lider na China no setor dos veículos à base de energias alternativas. Em novembro, entregou 91.219 carros 100% elétricos e híbridos plug-in, ou seja, quase três vezes mais do que a rival Tesla, com o registo de 31.732 unidades.

A BYD também produz baterias para carros, fornecendo outros fabricantes, incluindo a Tesla.

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