Notícia
CEO e chairman da Volkswagen investigados por manipulação do mercado
Matthias Mueller e Hans Dieter Poetsch – juntamente com o antigo CEO Martin Winterkorn - estão na mira das autoridades alemãs por suspeitas de manipulação do mercado, no âmbito do escândalo das emissões de poluentes.
Os dois principais responsáveis da Volkswagen – o CEO e o presidente não executivo – estão a ser investigados pelas autoridades alemãs por suspeitas de manipulação do mercado, no âmbito do escândalo das emissões de poluentes, avança a Bloomberg.
Segundo a agência noticiosa, que cita fontes próximas dos visados, as autoridades estão a investigar o ‘timing’ em que o CEO Matthias Mueller (na foto) e o chairman Hans Dieter Poetsch – juntamente com o antigo CEO Martin Winterkorn – informaram os accionistas da Porsche acerca da manipulação das emissões.
A Porsche Automobil Holding SE tem a maioria dos direitos de voto sobre o capital da Volkswagen e, na altura, os responsáveis ocupavam cargos em ambas as empresas.
O processo iniciado pelas autoridades alemãs foi motivado por uma queixa do regulador germânico Bafin.
Poetsch, Winterkorn e outro executivo da fabricante alemã já estão a ser investigados noutro processo sobre possível manipulação das acções da Volkswagen, relacionada com o mesmo episódio.
O escândalo das emissões já custou à empresa 22,6 mil milhões de euros em coimas e outras despesas, mas a factura final poderá não ficar por aqui.
Na sessão desta quarta-feira, as acções da Volkswagen subiram 0,10% para 144,40 euros.