Notícia
Carro solar já pode ser comprado...mas não é para todas as bolsas
Um automóvel movido a energia solar com uma autonomia de 725 quilómetros já pode ser encomendado e as entregas estão previstas para o final do ano. Para já serão produzidos menos de mil unidades e o preço é elevado.
O Lightyear One apresenta uma autonomia máxima de 725 quilómetros, segundo a fabricante.
O Lightyear One carrega as suas baterias através da captação da energia solar e a fabricante diz que em países mais solarengos é possível conduzir sem ter de fazer qualquer carregamento. No entanto, em caso de necessidade, o veículo conta com um ponto de carregamento que permite carregar a bateria numa hora.
O carro conta com quatro motores incorporados nas rodas que "maximizam a eficiência energética em qualquer tipo de piso", refere ainda a startup holandesa fundada em 2016.
As encomendas já estão disponíveis, mas o preço pode afastar muitos interessados. O Lightyear One custa 150 mil euros, mas Hoefsloot garante que o objetivo da marca não é ficar limitada ao segmento de luxo.
A empresa foi fundada em 2016 por um estudante da Solar Team Eindhoven, que venceu o Bridgestone World Solar Challenge em 2013, 2015 e 2017. E desde o início que a Lightyear tem colaborado com a Bridgestone.
Em termos de desempenho, o Lightyear One acelera dos 0 aos 100 km/h em 10 segundos e a velocidade máxima é de 150 km/h.
As encomendas agora abertas abrangem as regiões da União Europeia, Noruega e Suíça e estarão disponíveis apenas 946 veículos.