Notícia
Apple já pode testar carros autónomos na Califórnia
A marca da maçã é a 30.ª a obter junto das autoridades californianas a autorização para poder testar carros autónomos nas estradas locais.
A tecnológica norte-americana Apple obteve esta sexta-feira, 14 de Abril, autorização da direcção de viação da Califórnia - estado em que se encontra sediada - para poder ali realizar ensaios com os seus carros autónomos.
O anúncio foi feito pelo DMV (Departamento de Veículos Motorizados, na tradução livre para português). A marca da maçã junta-se assim a outras grandes tecnológicas que nos últimos meses obtiveram luz verde das autoridades para realizar nas estradas norte-americanas os seus ensaios de condução com viaturas sem condutor e guiadas com recurso a dados de satélite e a sensores instalados nas viaturas.
Entre elas estão a Alphabet - dona da Google, através da Waymo -, a fabricante de carros eléctricos Tesla, bem como marcas históricas no ramo automóvel, como a General Motors (estas duas têm duas dezenas de carros actualmente em teste, a Ford e as alemãs Volkswagen e Daimler.
A Apple é a 30.ª companhia a receber a autorização, refere o Financial Times. Terá agora oportunidade de testar os seus sistemas em três carros, todas viaturas Lexus RX450h.
Em Dezembro passado a empresa manifestou pela primeira vez o interesse na autonomização da condução automóvel, embora há mais de dois anos venha a desenvolver, longe dos olhos do público, projectos nesta área.
"A companhia está a investir imenso no estudo de aprendizagem automática e automação, e está entusiasmada com o potencial dos sistemas automatizados em várias áreas, incluindo os transportes", afirmava Steve Kenner, director de integridade dos produtos da Apple, citado pelo The Guardian.
Mas a intenção expressa de vir a ser um fabricante de carros autónomos nunca foi manifestada, apesar de o CEO da dona do iPhone, Tim Cook, ter sugerido que a empresa poderá querer ir, nesta matéria, além da mera integração dos seus dispositivos e softwares nos automóveis sem condutor.
Há vários meses, segundo fontes contactadas pelo FT, a Apple passou a concentrar-se no desenvolvimento dos sistemas autónomos que podem vir a equipar carros autónomos em vez de apostar na construção do seu próprio carro.
Os ensaios de carros autónomos tem vindo a decorrer há vários meses, com vários acidentes pelo caminho. Em Junho do ano passado, uma pessoa morreu a bordo de um Tesla equipado com a tecnologia de condução autónoma devido à falha do sistema na identificação de um obstáculo móvel.