Notícia
Alemã Dekra reforça em Portugal com aquisição da Mastertest à Inter-Risco
A Dekra adquiriu a rede nacional de 11 centros de inspecção técnica de veículos, que era detida pela Inter-Risco e pelo Grupo Nors.
A Dekra, empresa alemã de testes, inspecção e certificação de veículos anunciou esta terça-feira a aquisição da Mastertest, a quarta maior empresa portuguesa do sector que detém uma rede de 11 centros de inspecção técnica.
Em comunicado, a Dekra diz que a aquisição foi concretizada ao fundo de private equity gerido pela INTER-RISCO e ao Grupo Nors, multinacional com actividades em quatro áreas de negócio. O valor da operação não foi revelado.
A Mastertest tinha sido criada em 2007, com o objectivo de "executar um investimento de consolidação sectorial". Atingiu um conjunto de 43 linhas de inspecção em 11 centros espalhados pelo país: Norte (4), Centro (3) e Sul (4). O grupo realiza aproximadamente 400.000 inspecções por ano.
A Dekra está presente em Portugal desde 1991, tendo nos últimos 10 anos registado um crescimento médio do volume de negócios de 35%. Tem cerca de 120 colaboradores e registou um volume de negócios de 8,5 milhões de euros no ano passado.
A empresa tem uma forte perspectiva de crescimento, estimando um volume de negócios de 25 milhões de euros em 2020. Está actualmente a construir dois centros (Amadora e Barreiro) e planeia construir mais dois (Oeiras e Moita), que se juntam aos três que tem actualmente em Mafra, Mem Martins e Fernão Ferro.
"Esta recente aquisição reforça o objectivo estratégico da Dekra de reforçar a sua posição de liderança no negócio de inspecção técnica de veículos, associando os activos da Mastertest aos já existentes centros de inspecção de veículos da Dekra", refere o comunicado.
"A Mastertest é uma excelente adição à nossa actual carteira de negócios em Portugal", afirmou
Sergio Vitorino, Country Manager da Dekra em Portugal, acrescenta que "a aquisição de um grupo maduro, tal como a Mastertest, permitirá um crescimento mais rápido do nosso negócio de inspecção técnica de veículos em Portugal".
Rui Branquinho, sócio da Inter-Risco e ex-conselheiro da Mastertest, diz que esta empresa foi criada através de "um intensivo processo de fusões e aquisições, e subsequente integração e criação de uma cultura empresarial sob uma nova marca", sendo que "depois de ter atingido os principais objectivos definidos há 10 anos para um investimento numa área non-core para o grupo, agora é hora de desinvestir e estamos muito satisfeitos por entregar o activo a um grupo com uma reputação como a que a Dekra pode oferecer".