Notícia
Meio quilo de trufas brancas já custa mais de 1.200 euros
O preço das trufas brancas está no valor mais alto desde 2012 e este ano já subiu 67%.
As trufas brancas estão muito mais caras este ano. Esta especialidade, muito procurada em restaurantes de topo, é assim um dos alimentos mais caros do mundo: actualmente está a ser comprada na Europa a 1.200 dólares (1.120 euros) por libra-peso (453,5 gramas).
A justificar está o tempo seco em Itália, que provocou uma redução da colheita e tornou esta delícia culinária quase tão cara como uma onça de ouro, sublinha a Bloomberg.
Apreciadas pelo seu sabor a nozes e aroma almiscarado, os restaurantes costumam criar menus próprios em torno das trufas brancas ou cobram um extra pelas raspas que servem de cobertura a alguns pratos.
"O caviar e as ostras podem ser desenvolvidos em estufas. As trufas brancas são uma das poucas coisas que não é possível criar em estufas. Por isso é que são tão importantes e especiais", explicou à Bloomberg o "chef" do restaurante italiano Novikov, Marco Torri.
As trufas brancas são as mais caras e mais raras das trufas italianas e são procuradas por cães ou porcos, sendo as mais famosas provenientes da região de Alba, na província de Piedmont, no norte do país, e apanhadas entre Setembro e Dezembro.
Itália é a maior exportadora europeia de todo o tipo de trufas, com vendas de cerca de 34 milhões de euros só em 2014.
Esta especialidade é também muito popular na Ásia. No ano passado, um taiwanês pagou 61.000 dólares (57.000 euros) num leilão da Sotheby’s por uma trufa branca que pesava 1,9 quilos.
Em França e Itália existem os cães trufeiros, especialmente treinados para encontrar trufas.