Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Sindicato da UGT: Governo está a pôr em causa a segurança dos passageiros

Em causa está o aumento da idade de reforma dos condutores de pesados de passageiros de 65 anos para 67 anos. UGT alerta para os riscos e lamenta que a decisão não tenha sido discutida com os sindicatos.

Bruno Simão
  • 3
  • ...

O Governo "põe claramente em risco" a segurança dos passageiros ao aumentar de 65 para 67 anos a idade máxima de condução de transportes pesados de passageiros. A conclusão é do Sindicato dos Trabalhadores dos Transportes (Sitra), filiado na UGT, que em comunicado lamenta que o diploma publicado na semana passada não tenha sido discutido com as associações sindicais.

 

"Este processo revestiu-se dum profundo desrespeito para com os motoristas de serviço público e para com as estruturais sindicais representativas desta classe profissional. É inadmissível, que o Governo tenha avançado de forma unilateral para a revisão duma matéria tão importante e estruturante da vida profissional e pessoal dos motoristas, sem ter aberto um processo negocial com vista a integrar e a salvaguardar os interesses dos trabalhadores e dos utentes", lê-se no comunicado.

 

"Alargar a idade máxima de condução põe claramente em risco a segurança dos passageiros, visto ser sobejamente conhecido, que a partir dos 65 anos as capacidades psico-motoras destes profissionais diminuam sistemática e substancialmente e que, já hoje, quando ocorrem acidentes em que estejam envolvidas viaturas pesadas de passageiros, normalmente imputa-se tal facto a 'falha humana'", acrescenta o comunicado.

A subida da idade máxima de condução para os motoristas de veículos pesados consta de um diploma que foi publicado na semana passada. A idade sobe de 65 anos para 67 anos mas exige-se a comprovação de que os condutores mantêm "a aptidão física, mental e psicológica".

A UGT questiona que protecção social é garantida quando a aptidão não for reconhecida.

Ver comentários
Saber mais Condução UGT Sitra Transportes
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio