Notícia
Manuel Pizarro: Exclusividade pode afastar do SNS os melhores médicos
O alto comissário da Convenção Nacional da Saúde percebe a intenção de quem defende a exclusividade dos médicos mas alerta que esta pode ter o efeito perverso de afastar os melhores médicos. É que "estamos a falar de diferenças de remunerações muito significativas", diz Manuel Pizarro.
"A maior parte dos defensores desta ideia da separação defendem-na em nome do reforço do SNS. Eu temo que se isso acontecer sem a adequada ponderação e sem uma solidez orçamental que o permita que isso possa constituir ao contrário uma machadada no SNS", argumenta o ex-secretário de Estado da Saúde, em entrevista ao Jornal de Negócios e à Antena 1.
O problema reside nos elevados salários que alguns médicos do SNS obtêm no sector privado. "Uma parte desses profissionais só optaria por ficar exclusivamente no SNS se a sua remuneração aumentasse muito. Porque nós estamos a falar de diferenças de remuneração muito significativas", alerta o também autarca do PS, numa entrevista a publicar na próxima segunda-feira.