Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

PS e PSD pedem concessão de honras de Panteão Nacional a Mário Soares

Os líderes das bancadas parlamentares do PS e do PSD, Carlos César de Fernando Negrão, entregaram esta sexta-feira um diploma na Assembleia da República com o objectivo de que sejam concedidas honras de Panteão Nacional ao antigo Presidente da República Mário Soares.

06 de Julho de 2018 às 13:45
  • ...
Os líderes parlamentares do PSD, Fernando Negrão, e do PS, Carlos César, assinam um projecto de resolução para que sejam concedidas honras de Panteão Nacional ao antigo Presidente da República e primeiro-ministro Mário Soares.

Este diploma, cuja entrada foi hoje formalizada na Assembleia da República, é assinado também pelos deputados socialistas Miranda Calha, Pedro Bacelar de Vasconcelos, Sérgio Sousa Pinto e Hortense Martins, bem como pelo deputado social-democrata Duarte Pacheco.

"O apelo é à perpetuação da memória e do legado de um homem livre, que serviu a liberdade, pelo povo português a que se honrava pertencer. Uma memória que necessariamente significa gratidão. Um legado de cidadania política, de sentido de Estado e de abertura à Europa e ao mundo", lê-se na exposição de motivos deste diploma.

Para os subscritores do diploma, Mário Soares, ao longo da sua vida, representou "combate, resistência e inspiração". "É a primazia que dedicou ao processo de transição democrática, à instituição de um regime pluralista, é a tenacidade que impôs na elaboração de uma Constituição fundada em valores pluralistas, é a cara da nossa liberdade, é, sobretudo, um homem que fez História sabendo que a fazia e que sempre recusou demitir-se do futuro", refere-se também no mesmo projecto de resolução.

Por estas razões, os subscritores do diploma entendem que o Portugal democrático, "o país de Mário Soares, deve-lhe uma homenagem, o reconhecimento que acompanhe o agradecimento dos portugueses, as honras do Panteão Nacional".
Ver comentários
Saber mais Mário Soares PSD PS Fernando Negrão Miranda Calha Carlos César Sérgio Sousa Pinto Assembleia da República
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio