Notícia
Principal partido da oposição na Finlândia lidera resultados eleitorais
O principal partido de oposição finlandês, o Partido do Centro, pode ser o vencedor das eleições legislativas deste domingo, estando a liderar a contagem dos primeiros votos com uma larga margem face à coligação de direita actualmente no poder.
Com mais de um terço dos votos já contados, os que dizem respeito aos eleitores que votaram por antecipação durante a semana passada, o Partido do Centro conseguiu 23,2% dos votos, enquanto a coligação nacional Kokoomus (direita conservadora) conseguiu 17,9% dos votos.
Se os resultados parciais forem confirmados, o líder do Partido do Centro, Juha Sipila (na foto), um milionário de 53 anos da área das tecnologias de informação, que recentemente enveredou pela política, vai ser o novo primeiro-ministro da Finlândia.
A rádio e televisão públicas finlandesas YLE projectam que o Partido do Centro deverá conseguir 51 dos 200 lugares no parlamento.
"Estou muito satisfeito com estes resultados", afirmou Juha Sipila, recusando afirmar-se já como o novo primeiro-ministro finlandês por ser "um pessimista".
O líder do Partido do Centro fez uma campanha baseada nos seus conhecimentos de homem de negócios, prometendo a recuperação económica do país, depois de três anos de recessão, estagnação e austeridade.
Os eleitores estão descontentes com o Governo de quatro anos da coligação de direita liderada pelo conservador Alexander Stubb, que ficou paralisado pelos desentendimentos internos e incapaz de avançar com reformas necessárias ao país.
Caso a vitória do Partido do Centro se confirme, a primeira acção de Juha Sipila será escolher os parceiros de coligação para formar Governo, de modo a obter uma maioria parlamentar.
De acordo com os mesmos resultados parciais, citados pela agência noticiosa EFE, o Partido Social-democrata (SDP) conseguiu 17,7% dos votos e o partido ultranacionalista Verdadeiros Finlandeses, do líder populista e eurocéptico Timo Soini, obteve 15,8% dos votos.
Conseguem ainda representação parlamentar a Aliança de Esquerdas (7,8% dos votos), Os Verdes (7,3%), os democratas-cristãos (4%) e o Partido Popular Sueco (3,8%).
Mais de 1,3 milhões de eleitores, o equivalente a mais de um terço dos eleitores finlandeses, votaram antecipadamente durante a semana passada, usando um sistema implementado em 1970 para incentivar a participação.
Os resultados referentes a este voto antecipado foram divulgados após o encerramento das urnas às 20h00 locais (18h00 em Lisboa), sendo expectável que a contagem dos votos termine pelas 23h00 locais (21h00 em Lisboa).