Notícia
Primeiro-ministro espanhol desloca-se a Paris no sábado e em seguida a Berlim e Lisboa
O novo chefe do Governo espanhol desloca-se no sábado a Paris, onde inicia uma "ronda de consultas e viagens" que o levará também a Berlim e a Lisboa, com a situação dos migrantes como tema principal.
A ida de Pedro Sánchez à capital francesa quebra a tradição dos últimos chefes de Governo espanhóis, que sempre escolheram Rabat (Marrocos) como destino da primeira viagem ao estrangeiro, depois de chegarem ao Governo.
"Vou empreender uma ronda de consultas e viagens com os colegas europeus em Berlim, em Paris e, gostaria também, em Lisboa. A primeira paragem que farei no próximo sábado será Paris", disse Sánchez esta segunda-feira numa entrevista à televisão espanhola.
O chefe do Governo espanhol anunciou a intenção de realizar estas deslocações na parte da entrevista em que respondia a perguntas sobre a situação dos migrantes que chegaram a Espanha a bordo do 'Aquarius'.
Este barco chegou no domingo a Valência (Espanha), após a Itália e Malta terem recusado receber os 629 migrantes que estavam a bordo e que tinham sido resgatados ao largo da costa líbia.
Pedro Sánchez tomou posse como primeiro-ministro a 2 de Junho, depois de, no dia anterior, o PSOE (Partido Socialista Operário Espanhol) ter liderado a aprovação de uma moção de censura ao chefe de Governo anterior, Mariano Rajoy.