Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

PCP quer devolução de cortes diferente do PS mas promete aprovação do programa

"Está aberta uma nova fase da vida política nacional", diz Jerónimo de Sousa. Os comunistas garantem a aprovação ao programa do Governo do PS mas poderão avançar com iniciativas legislativas distintas.

Existe a 'necessidade de um Governo do PS tomar posse, apresentar o seu programa e entrar em funções na perspectiva de uma solução duradoura, uma perspectiva de legislatura', disse Jerónimo de Sousa.
Miguel Baltazar
25 de Novembro de 2015 às 15:56
  • 9
  • ...

O Partido Comunista Português vai aprovar o programa de Governo do Partido Socialista, Executivo que tomará posse esta quinta-feira, 26 de Novembro. "O que podemos garantir é que o programa do PS passará na Assembleia da República", disse Jerónimo de Sousa aos jornalistas, depois de divulgada a nova composição do Governo.

 

"Está aberta uma nova fase da vida política nacional", anunciou o líder comunista, acrescentando que o partido espera que se possa constituir um caminho em que as "medidas e políticas a adoptar [sejam] um sinal de mudança".

 

Este é o objectivo mesmo que, nesta altura, o percurso para cumprir o mesmo não seja único: Na posição conjunta que socialistas e comunistas assinaram a 10 de Novembro, o PS identificaram "matérias em que, apesar de não se ter verificado acordo quanto às condições para a sua concretização, se regista uma convergência quanto ao enunciado dos objectivos a alcançar". Um do casos é a sobretaxa do IRS: o PS quer uma devolução mais lenta, numa base trimestral.

 

"O PCP é contra a manutenção dos cortes. Este é o princípio real. Foram definidos objectivos comuns que estão separados na questão do tempo, do quando. Mas aquilo que posso afirmar, em nome do PCP, é que estaremos com certeza disponíveis para que seja encontrada uma solução legislativa que respeite o princípio da devolução dos salários, das pensões e reformas, da carga fiscal injusta que foi aplicada aos trabalhadores e reformados. Haveremos de encontrar uma solução", disse.

"Consideramos que a devolução da sobretaxa, com a sua eliminação, é uma questão fundamental", disse Jerónimo de Sousa, a reagir ao anúncio da tomada de posse do novo Governo marcada para esta quinta-feira pelas 16.00.

 

"Fazemos uma afirmação de fundo: tudo faremos para que não existam mais os cortes, manutenção do que for, tudo faremos para que isso aconteça", prometeu Jerónimo de Sousa.

"Muito haverá ainda para fazer", acrescentou ainda o responsável do PCP, adiantando que, apesar da posição conjunta, não prescinde "da independência ideológica e política".

Ver comentários
Saber mais PCP PS Jerónimo de Sousa Partido Comunista Português
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio