Notícia
Marcelo na Madeira para avaliar planos de reconstrução
O Presidente da República inicia hoje uma deslocação de três dias à Região Autónoma da Madeira, com uma reunião com os responsáveis pela execução do plano de emergência elaborado para recuperar os danos provocados pelos incêndios.
Na terceira deslocação à Madeira em cinco meses e meio de mandato, Marcelo Rebelo de Sousa chega ao final da tarde ao Funchal para uma reunião no Regimento de Guarnição n.º3 - onde estiveram 600 pessoas acolhidas provisoriamente durante os incêndios que deflagraram a 08 de agosto - com todos os envolvidos na execução do plano de emergência, informa uma nota da Presidência da República.
Os incêndios deflagraram na freguesia de São Roque, no Funchal (ilha da Madeira), e alastraram-se a outras localidades do concelho, provocaram três mortos, cerca de mil desalojados temporários, cerca de duas centenas de casas danificadas e avultados danos materiais.
O chefe de Estado visitará ainda hoje zonas de reconstrução e de realojamento no Funchal, onde os incêndios queimaram cerca de 22% da área do concelho, estimando a autarquia que os prejuízos tenham sido na ordem dos 61 milhões de euros.
O Governo Regional da Madeira avaliou em 157 milhões de euros as necessidades para fazer frente aos prejuízos causados pelos incêndios na segunda semana de Agosto, informou na sexta-feira o secretário regional das Finanças e Administração Pública, Rui Gonçalves.
O governante madeirense revelou também que 62,5 milhões de euros já têm financiamento garantido. Dos 157 milhões de euros, 100 milhões são de prejuízos e o restante são para medidas preventivas, onde se incluem a limpeza escarpas e taludes, que perderam o coberto vegetal.
A visita do Presidente da República à Madeira prossegue até dia 30 de agosto e inclui visitas a áreas afetadas pelos fogos na vila da Calheta e deslocações às ilhas Desertas e às ilhas Selvagens.
O Presidente tem vindo a visitar algumas das regiões mais afectadas pelos incêncios. Na quinta-feira, dia 25, Marcelo Rebelo de Sousa esteve no concelho de São Pedro do Sul, nomeadamente na Aldeia da Arada e no Monte de S. Macário, onde visitou algumas das áreas afetadas pelos incêndios que atingiram o concelho neste Verão.