Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Marcelo: Costa à frente do Conselho Europeu é "magnifica decisão" para a Europa e Portugal

Esta posição consta de uma nota publicada no sítio oficial da Presidência da República na Internet, logo depois de ter sido noticiada a eleição do anterior primeiro-ministro português para o cargo de presidente do Conselho Europeu.

Tiago Petinga / Lusa
27 de Junho de 2024 às 22:19
  • ...
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, considerou esta quinta-feira que a eleição de António Costa para o cargo de presidente do Conselho Europeu é "uma magnífica decisão para a Europa e também para Portugal".

Esta posição consta de uma nota publicada no sítio oficial da Presidência da República na Internet, logo depois de ter sido noticiada a eleição do anterior primeiro-ministro português para o cargo de presidente do Conselho Europeu, pelos chefes de Estado e de Governo da União Europeia, com um mandato de dois anos e meio.

"O compromisso pessoal e o trabalho já demonstrado de António Costa para com a construção europeia e no que representa de solidariedade e progresso é uma garantia de que o Conselho Europeu ficará em boas mãos, pelo que o Presidente da República lhe apresenta os votos de parabéns e de felicidades nas futuras funções, a bem de todos nós", acrescenta Marcelo Rebelo de Sousa, na mesma nota.


O chefe de Estado começa por saudar no seu conjunto "as decisões de hoje do Conselho Europeu", tomadas na sequência das eleições de 09 de junho para o Parlamento Europeu.

Na sua opinião, "abrem caminho à continuidade do regular funcionamento das instituições europeias", pelo bem do "projeto comum de construção de um futuro em conjunto, em paz e em bem-estar social".

Depois, o Presidente da República destacou, em particular, "a decisão do Conselho Europeu de eleger António Costa para seu próximo Presidente", considerando que é "uma magnifica decisão para a Europa e também para Portugal".

Marcelo Rebelo de Sousa já tinha saudado, na terça-feira, o acordo preliminar entre os seis chefes de Governo e de Estado que negociaram os cargos de topo da União Europeia para que António Costa fosse o próximo presidente do Conselho Europeu.

"É uma alegria e é muito bom para a Europa e para Portugal, se se confirmar", disse na altura aos jornalistas, no Porto.

De acordo com fontes diplomáticas, na reunião de hoje do Conselho Europeu, em Bruxelas, os chefes de Estado e de Governo propuseram que Ursula von der Leyen se mantenha num segundo mandato à frente da Comissão Europeia e escolheram a primeira-ministra da Estónia, Kaja Kallas, para alta representante da União Europeia para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança.

António Costa foi primeiro-ministro de Portugal entre 2015 e 2023, tendo chefiado três governos, o último dos quais suportado por maioria absoluta do PS no parlamento.

Foi escolhido para suceder ao belga Charles Michel na liderança do Conselho Europeu, instituição da União Europeia que junta os chefes de Governo e de Estado do bloco europeu, numa nomeação feita por maioria qualificada (55% dos 27 Estados-membros, que representem 65% da população total).
Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio