Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Marcelo antevê "meses decisivos" antes de períodos eleitorais nos EUA e na Europa

O Presidente da República considerou hoje que se vive "uma mudança de ciclo geopolítico e económico" e que vêm aí "quatro ou cinco meses decisivos" antes de períodos eleitorais nos Estados Unidos da América e na Europa.

Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República
24 de Março de 2023 às 22:18
  • 3
  • ...
O Presidente da República considerou hoje que se vive "uma mudança de ciclo geopolítico e económico" e que vêm aí "quatro ou cinco meses decisivos" antes de períodos eleitorais nos Estados Unidos da América e na Europa.

Marcelo Rebelo de Sousa falava na sessão de encerramento de um encontro empresarial ibero-americano, na região leste de Santo Domingo, em que também participaram os chefes de Estado da República Dominicana, de Espanha, Paraguai, Equador e Uruguai.

Este encontro realizou-se antes da abertura da 28.ª Cimeira Ibero-Americana, que decorrerá entre até sábado na capital da República Dominicana.

Na sua intervenção, em castelhano, Marcelo Rebelo de Sousa expressou o desejo de que em breve se chegue à paz na Ucrânia e até de que esta pudesse já ser "a cimeira do pós-guerra", para além de ser a primeira "pós-pandémica", e declarou: "Já é uma cimeira histórica".

O seu discurso centrou-se na crise económica e social vivida nestes "anos tão difíceis" e na resposta da União Europeia aos efeitos da pandemia e da guerra, "com planos pós-pandémicos de recuperação e resiliência (PRR), com ajudas, políticas públicas de ajuda à produção" e "diversificação energética, rápida, muito rápida".

O chefe de Estado referiu que "a inflação continua muito alta" e que "na Europa o crescimento está muito lento". "Então agora é essencial pensar neste período de quatro ou cinco meses decisivos. Decisivos para a guerra, antes das eleições americanas - as primárias começam em fevereiro [de 2024] - e das eleições europeias - há muitíssimas [eleições] nacionais e para o Parlamento Europeu [também em 2024]", acrescentou.

Segundo Marcelo Rebelo de Sousa, "isso cria uma impressibilidade" e são necessárias "políticas públicas importantes, rápidas, para que o desenvolvimento sustentável, o tema desta cimeira, seja possível no pós-guerra, com paz e com o controlo da inflação".

Nesta intervenção, o Presidente da República deixou um elogio à "capacidade de adaptação ilimitada" dos empresários em geral perante a pandemia de covid-19 e a guerra na Ucrânia e identificou "grandes oportunidades" para as empresas na atual conjuntura.

"Para os empresários, as mudanças de ciclo são oportunidades únicas. Estamos a viver uma mudança de ciclo geopolítico e económico, com a China dominando progressivamente economicamente a Rússia", disse. "Em período de mudança, são as grandes oportunidades para os empresários. Estamos a viver uma mudança de ciclo em 2023, 2024, 2025. Então, no meio de tantos problemas, eu sou otimista", concluiu.
Ver comentários
Saber mais Marcelo Rebelo de Sousa EUA Europa Ucrânia política
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio