Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Livre pede "convergência alargada" para não "desperdiçar" oportunidade de desenvolver país

Após a reunião com o primeiro-ministro, o Livre mostrou-se confiante de que, apesar da maioria absoluta, o PS está disposto a dialogar. Defendeu ainda que esta legislatura é "muito importante para o desenvolvimento do país" e que é precisa uma maior pluralidade à esquerda.

A carregar o vídeo ...
15 de Fevereiro de 2022 às 13:01
  • 3
  • ...
O Livre apelou esta terça-feira a uma "convergência alargada" entre o Governo e os partidos ecologistas e progressistas para assegurar que o país não desperdiça "oportunidades de desenvolvimento". O partido acredita que o PS está disposto a negociar e quer dialogar à esquerda para "pressionar" entendimentos com o Executivo.

Após o encontro com o primeiro-ministro, o dirigente do Livre Pedro Mendonça mostrou-se confiante de que, "apesar da maioria absoluta, o PS tenderá a atender com mais facilidade, pressionado por isso, se o Livre, BE, PCP e PAN conseguirem encontrar pontos em comum para negociar" um modelo de desenvolvimento do país.

"Esta é uma legislatura muito importante para o desenvolvimento do país. Será responsável pela execução do PRR [Plano de Recuperação e Resiliência] e em que será permitida uma revisão constituicional. O Livre não está disponível para deixar o país desperdiçar oportunidades de desenvolvimento de médio e longo prazo", referiu.

Durante a reunião, Pedro Mendonça disse que foram abordadas "questões para a mudança concreta da vida dos cidadãos", como é o caso do aquecimento das casas e do financiamento do Ensino Superior, bem como questões sobre Trabalho e Segurança Social, nomeadamente a semana de trabalho de quatro dias e os testes-piloto e de experimentação do Rendimento Básico Incondicional (RBI).

Pedro Mendonça considera que "a abertura para o diálogo está plasmada no convite" feito pelo Governo aos partidos e espera agora ser chamado para novas reuniões, "plurais e constantes", sublinhando que "essa pluralidade da esquerda e da ecologia é essencial para fazer um plano para um novo modelo de desenvolvimento ".

"Agora mais do que reuniões entre partidos e o Governo, a convergência tem de ser mais alargada. Um novo modelo de desenvolvimento para o país deve juntar contribuições do Governo, Livre e de outros partidos à esquerda e partidos ecologistas e progressistas", reiterou.

O partido anunciou ainda que enviou convites aos partidos à esquerda e progressistas, "no fim da semana passada", para discutir o futuro do país, mas que, até ao momento, ainda não teve resposta de nenhum partido.

Ver comentários
Saber mais política Livre partidos António Costa eleições Governo
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio