Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Finanças mantêm quatro Secretarias de Estado. Economista-chefe do BCP no Orçamento

Joaquim Miranda recuperou a pasta da Administração Pública, mas decidiu manter o número de secretários de Estado que o anterior Governo tinha nas Finanças.

Pedro Catarino
São todos estreantes no Terreiro do Paço. Os novos secretários de Estado que se juntam a Joaquim Miranda Sarmento foram conhecidos esta quinta-feira à noite, depois de aceites pelo Presidente da República.

O gabinete do novo ministro das Finanças ficou fechado, sendo que o economista-chefe do BCP, José Maria Brandão de Brito, passa a ter a competência do Orçamento, uma pasta que já foi assumida por João Leão que acabaria por ser promovido a ministro. Brandão de Brito é doutorado em Economia.

Para a Secretaria de Estado dos Assuntos Fiscais, uma mulher. Cláudia Reis Duarte passa a assumir uma das pastas mais relevantes das Finanças. Licenciada em Direito pela Universidade Nova, com pós-graduação em Fiscalidade pelo Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG), a nova secretária de Estado dos Assuntos Fiscais é advogada e consultora da Uría Menéndez - Proença de Carvalho desde 2016.

Especialista em contencioso tributário, dedica-se em particular a áreas como inspeções fiscais, fiscalidade das transmissões por morte, segurança social e planeamento fiscal internacional. É também especialista em estruturação de patrimónios pessoais e familiares.

Em paralelo, é professora na Universidade Católica, onde tem dado aulas de pós-graduação e mestrado em direito fiscal.

É a primeira mulher a assumir a secretaria de Estado dos Assuntos Fiscais, onde sucede ao socialista Nuno Félix. Terá nas mãos a execução de algumas das principais promessas de Luís Montenegro, a descida de impostos para famílias e empresas.

João Silva Lopes assume a pasta do Tesouro e Finanças. É coordenador do Conselho Estratégico Nacional (CEN) do PSD para as áreas do ambiente e sustentabilidade. Licenciado em Direito pela Universidade Católica Portuguesa e pós-graduado pelo Instituto Superior de Gestão, integrou a Comissão para a Reforma da Fiscalidade Verde e desempenhado funções de Administrador na EMAC - Empresa Municipal de Ambiente de Cascais.

Para a Administração Pública, que regressa às Finanças, Miranda Sarmento contará com Marisa Garrido. É licenciada em gestão e foi vice-presidente do IAPMEI e "gestora em diferentes setores", de acordo com uma curta nota biográfica divulgada pelo Governo.
Ver comentários
Saber mais Joaquim Miranda Sarmento Nuno Félix novos secretários de Estado Governo
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio