Notícia
Erdogan lidera presidenciais na Turquia com 70% dos votos contados
Recep Tayyip Erdogan que precisa de conseguir mais de 50% dos votos para evitar uma segunda volta.
O presidente turco cessante, Recep Tayyip Erdogan, segue com 55% nas eleições presidenciais deste domingo na Turquia quando estão contados 70,5% dos votos, ao passo que o seu rival mais próximo, Muharrem Ince – do principal partido da oposição, o Partido Republicano do Povo (CHP), conta com 29% dos votos, refere a Reuters, citando várias fontes.
No entanto, uma plataforma da oposição turca que está a proceder à sua própria contagem com base nos resultados recolhidos pelos seus observadores nos locais de voto, atribui a Erdogan apenas 43,5% e a Ince 33,9%.
Erdogan precisa de conseguir mais de 50% dos votos para evitar uma segunda volta e já esteve com 58,5% quando estavam contados mais de 25% dos votos.
Um responsável do partido de Erdogan (AKP - Partido da Justiça e Desenvolvimento) afirmou à Reuters que espera que o presidente vença com mais de 50%.
O Partido Republicano do Povo (social-democrata), o Iyi Parti (Bom Partido, direita nacionalista) e o Saadet (Partido da Felicidade, islamita conservador) formam a aliança da oposição.
Se nenhum dos candidatos à presidência conseguir mais de 50% dos votos a segunda volta realiza-se a 8 de julho.
Recorde-se que os turcos votaram hoje em eleições antecipadas (entre as 06:00 e as 15:00 de Lisboa) para escolher o presidente e os deputados – os escrutínios mais disputados desde que Erdogan chegou ao poder, em 2003.