Notícia
Autarcas do PS elegem novo presidente no início de Abril
Os autarcas do PS vão a votos no início de Abril. Com a ida de José Luís Carneiro para o Governo, como secretário de Estado das Comunidades, a estrutura ficou sem presidente. Partido começa a preparar-se para as autárquicas de 2017.
O PS vai levar a votos as suas estruturas distritais no início de Março e, logo depois, vai eleger o novo presidente da Associação Nacional de Autarcas (ANA) do PS, um cargo que ficou vago com a ida de José Luís Carneiro para o Governo, onde é secretário de Estado das Comunidades. O até aqui presidente dos autarcas socialistas suspendeu o mandato na câmara de Baião e o partido quer agora encontrar um substituto, numa altura em que começa a preparar as eleições autárquicas de 2017.
As eleições para a ANA PS vão realizar-se "após as eleições federativas e os respectivos congressos federativos", disse ao Negócios a secretária nacional do PS Maria da Luz Rosinha, responsável no partido pelas autarquias. As eleições directas para as federações estão marcadas para 4 e 5 de Março, e os congressos realizam-se a 19 de Março.
Portanto, "as eleições para a ANA PS realizam-se entre 19 de Março e 15 de Abril", acrescentou Maria da Luz Rosinha. Quanto a candidatos, a dirigente confirma que há mais do que um, mas recusa-se a dizer quais.
O Negócios apurou que, em cima da mesa, estão pelo menos três nomes. O primeiro, que mais do que uma fonte diz ser o mais bem colocado, é o do presidente da câmara de Vila Real, Rui Santos. O autarca, de 47 anos, já foi director distrital da Segurança Social de Vila Real e administrador da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). As jornadas parlamentares do PS tiveram lugar, na semana passada, precisamente em Vila Real, o que pode indiciar a preferência da direcção do PS por Rui Santos.
Berta Nunes e Maria do Céu Albuquerque na corrida
Mas também são referidos os nomes de duas mulheres autarcas. Uma delas é Berta Nunes, presidente da câmara de Alfândega da Fé, município que foi eleito, nos últimos dois anos, como o mais transparente do país. Berta Nunes, de 60 anos, é doutorada em Medicina e exerceu como médica de família no centro de saúde local, até se ter lançado na corrida à câmara. Em 2013 tornou-se a primeira mulher a presidir a uma câmara municipal em Trás-os-Montes.
Também é mencionado o nome de Maria do Céu Albuquerque, que é a presidente da câmara de Abrantes e membro do Secretariado Nacional do PS, o órgão mais restrito do partido e da confiança de António Costa. Licenciada em Bioquímica, tem 45 anos e preside à câmara abrantina desde 2009.