Notícia
Ana Botín vai ser conselheira de David Cameron
Ana Botín, presidente do Santander, vai fazer parte do grupo de conselheiros empresariais de David Cameron. Ana Botín é a única que não pertence a uma empresa britânica.
O Governo britânico nomeou Ana Botín, presidente do Santander, para pertencer ao grupo de conselheiros empresariais de David Cameron, revela o El País. Este órgão é composto apenas por assessores ligados às empresas.
O grupo é composto por 19 líderes de empresas, sendo que apenas Ana Botín não lidera uma empresa britânica. Estes responsáveis reúnem-se trimestralmente com o primeiro-ministro e alguns dos ministros que compõem o Executivo.
Trata-se, de acordo com o Governo britânico, citado pelo El País, de "um reduzido grupo de líderes empresariais de sectores de importância estratégica para o Reino Unido e que proporciona aconselhamento regular de alto nível ao primeiro-ministro."
O jornal espanhol recorda que esta não é a primeira vez que David Cameron e Ana Botín se cruzam. Entre 2010 e 2014, período em que a responsável era líder da filial britânica do Santander, David Cameron nomeou-a como uma das representantes da comunidade financeira britânica no exterior.
Além de Ana Botín fazem parte deste órgão Bob Dudley, da BP, Xavier Rolet, da Bolsa de Londres, Carolyn McCallla, da Easyjet, Warren East, da Rolls Royce, entre outros. Além da Ana Botín há mais cinco mulheres neste grupo.