Notícia
Inflação está "muito perto da meta" do BCE e tema do crescimento é "central", diz Centeno
Governador do Banco de Portugal afirma que assiste às "primeiras dúvidas" sobre os desenvolvimentos no mercado de trabalho.
O governador do Banco de Portugal, Mário Centeno, afirma que a inflação da Zona Euro está já "muito perto" da meta de 2% do Banco Central Europeu para o médio prazo, assinalando também que o tema do crescimento económico é "central".
"A inflação hoje está muito perto dos 2%", salientou o governador do Banco de Portugal, em declarações num evento em Espanha, citadas pela Bloomberg esta sexta-feira, a menos de duas semanas da próxima reunião do BCE. Centeno defendeu também que a autoridade monetária do espaço da moeda única terá de "ser muito boa a comunicar" as suas decisões tendo em vista o horizonte de médio prazo para a meta da inflação.
"Tomamos decisões hoje para que a inflação esteja em dois anos nos 2%", lembrou.
Em setembro, a inflação anual da Zona Euro seguia em 1,8%, com o BCE a apontar para novas subidas, pontuais, no ritmo de preços até ao final do ano. Alguns analistas admitem que a inflação média anual possa já em 2025 ficar abaixo dos 2%, e têm vindo a aumentar as expetativas de um novo corte de juros na reunião deste mês do BCE.
Nas declarações citadas pela Bloomberg, Centeno afirmou também que "o tema do crescimento na Europa é central", perante as dificuldades da Zona Euro em ver acelerar o PIB neste ano, num quadro de dificuldades na atividade industrial e risco de contratação na Alemanha.
O governador do Banco de Portugal alertou ainda para maiores dúvidas quanto à capacidade de os níveis de emprego continuarem a resistir. "Começámos agora a ver no mercado de trabalho, que nos deu tanto, as primeiras dúvidas", disse.