Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Banco do Canadá sobe juros em 50 pontos para 1,5% e endurece discurso

A subida de 50 pontos base nas taxas de juro de referência já era antecipada pelos analistas, mas o tom mais "hawkish" do banco central canadiano surpreendeu o mercado.

01 de Junho de 2022 às 15:35
  • 6
  • ...
Tal como já era esperado pela maioria dos analistas, o Banco do Canadá subiu as taxas de juro de referência em 50 pontos base, para 1,5%, esta quarta-feira.

O que já não era antecipado pelos economistas era o tom bastante mais duro do comunicado da instituição, indicando que está preparada para acelerar o ritmo ou a dimensão dos aumentos futuros face ao que até agora os membros do Banco do Canadá tinham indiciado.

"O Banco do Canadá está preparado de forma mais vigorosa se necessária para atingir o seu compromisso de atingir a meta de 2% para a inflação".

Esta é a segunda subida consecutiva de 50 pontos base nas taxas de juro canadianas e a expressão "mais vigorosa" parece implicar que em julho irá novamente aumentar o custo do dinheiro em 50 pontos e aumenta as probabilidades de nova subida de igual dimensão em setembro se a inflação continuar elevada.

O banco central canadiano refere que "o risco de inflação elevada se tornar persistente aumentou" e que a economia está "claramente a funcionar com excesso de procura e sobreaquecida".

"O banco irá usar os seus instrumentos de política monetária para fazer a inflação regressar ao objetivo e manter as expectativas de inflação bem ancoradas", assinala ainda o comunicado.

"Com a economia com excesso de procura e a inflação a persistir bem acima da meta traçada e esperando-se que suba no curto prazo, o Banco do Canadá continua a considerar que as taxas de juro terão de subir mais", frisa ainda o documento.
Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio