Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Putin cancela visita a Paris

O Presidente da Rússia não vai comparecer na capital francesa na próxima semana, tal como agendado. A decisão surge após as declarações de Jean-Marc Ayrault relativamente às intenções de François Hollande para o encontro entre os dois líderes.  

Bloomberg
Negócios 11 de Outubro de 2016 às 12:35
  • ...

A visita de Vladimir Putin, agendada para o próximo dia 19 de Outubro, foi cancelada. O presidente russo recusa encontrar-se com o presidente francês apenas para discutir assuntos relacionados com a Síria, de acordo com fonte oficial citada pela Reuters. "O presidente decidiu cancelar a sua visita", divulga Dmitry Peskov, porta-voz do Kremlin, avançando que Putin se encontra disponível para se encontrar com Hollande numa altura conveniente ao presidente francês.

 

A viagem a França incluiria a inauguração de uma catedral ortodoxa e uma visita a uma exposição de arte russa em Paris.

 

A decisão do Kremlin relativamente a esta visita está relacionada com as recentes declarações de Jean-Marc Ayrault. O ministro dos Negócios Estrangeiros francês afirmou que François Hollande não se encontraria com Vladimir Putin para "trocar amabilidades".

 

Na passada segunda-feira, Ayrault afirmou avançar com o pedido de investigação por parte do Tribunal Penal Internacional aos bombardeamentos ocorridos em Aleppo. França acredita que a Síria e a Rússia são os principais culpados por estes "crimes de guerra". A Reuters relata ainda que o governo de Paris tem vindo a levar a cabo discussões no seio da União Europeia, ponderando sanções a Moscovo, em especial pelo apoio a Basharal-Assad numa guerra que se arrasta na Síria há cinco anos.

 

Relativamente ao diálogo entre os dois países, François Hollande afirma que este deve continuar apenas se for "franco e firme", relata a Reuters. No Conselho Europeu em Estrasburgo, o presidente francês admite haver um grande desacordo no que toca à Síria. Além disso afirma que o veto russo da resolução francesa no Conselho de Segurança da ONU evitou o cessar dos bombardeamentos e o estabelecimento de uma trégua. "Estou pronto para me encontrar com o Presidente Putin se conseguirmos fazer progressos no sentido da paz" – confere.

Ver comentários
Saber mais Vladimir Putin Dmitry Peskov Kremlin França Jean-Marc Ayrault François Hollande Síria
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio