Notícia
Polícia britânica faz novas buscas e várias detenções
A polícia britânica anunciou hoje ter levado a cabo, durante a madrugada, duas novas rusgas e ter detido "várias pessoas" no âmbito da investigação aos ataques de sábado à noite, que fizeram sete vítimas mortais.
"Por volta das 04:15 [mesma hora em Lisboa], os efectivos do comando antiterrorista que investigam os ataques terroristas de London Bridge fizeram buscas em duas moradas novas -- uma em Newham e outra em Barking", no leste de Londres, indicou a polícia, acrescentando que "um determinado número de pessoas foram detidas".
A polícia metropolitana de Londres tinha já anunciado a detenção de 12 pessoas no distrito de Barking, a cerca de 14 quilómetros de Londres, onde no sábado à noite três homens foram abatidos depois de atropelarem vários transeuntes com uma carrinha e terem esfaqueado outras pessoas.
Sete mulheres e cinco homens, com idades entre 19 e 60 anos, foram detidos no domingo, sendo que um homem, de 55, foi libertado mais tarde sem ter sido acusado.
Pelo menos sete pessoas morreram, além de três atacantes, e outras 48 ficaram feridas na sequência de dois incidentes em diferentes pontos de Londres: um atropelamento na London Bridge e apunhalamentos em Borough Market.
O grupo extremista autoproclamado Estado Islâmico (EI) reivindicou a autoria dos atentados em Londres, segundo revelou o SITE, centro norte-americano de vigilância de redes sociais usadas por terroristas.
De acordo com o SITE, que citou um comunicado da Amaq, a agência de propaganda do grupo extremista, os atentados de Londres foram cometidos por um "destacamento do Estado Islâmico".
Este foi o terceiro ataque que reivindicado pelo EI no Reino Unido, depois do atentado com bomba em Manchester, no dia 22 de Maio, e de um ataque em Londres em Março.