Notícia
MNE: Portugal deu 'agrément' a novo embaixador dos EUA em Lisboa
Portugal já deu o acordo para a entrada de funções do novo embaixador dos Estados Unidos em Lisboa, depois da saída do diplomata Robert Sherman, anunciou hoje o ministro dos Negócios Estrangeiros português no parlamento.
"Os norte-americanos já pediram e Portugal já concedeu o 'agrément' para o novo embaixador dos Estados Unidos em Lisboa", revelou hoje Augusto Santos Silva durante uma audição sobre a base das Lajes, nos Açores, pedida pelo PSD, na comissão parlamentar de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas.
O chefe da diplomacia portuguesa referiu que Portugal "pertence, aliás, ao pequeno grupo dos primeiros países em que os Estados Unidos iniciaram formalmente o processo de nomeação dos respectivos embaixadores".
Santos Silva acrescentou que os dois países estão a acertar datas para encontros bilaterais ao nível dos ministros de Negócios Estrangeiros e da Defesa.
Segundo um comunicado publicado na semana passada na página da Casa Branca, os EUA indicaram o empresário George Edward Glass para a embaixada em Lisboa.
Glass, proprietário e administrador de uma empresa do sector imobiliário em Lake Oswego, Oregon, sucede a Robert Sherman, que havia sido indicado pela administração de Barack Obama e que saiu do posto no dia da posse de Donald Trump como Presidente norte-americano, a 20 de Janeiro.