Notícia
Fumo branco no Vaticano, "Habemus Papam"
Cardeais já escolheram o novo Papa. Saiu fumo branco da chaminé do Vaticano.
Passavam poucos minutos das 18h00 (hora de Lisboa) quando saiu fumo branco da chaminé da Capela Sistina, onde 115 cardeais, no segundo dia do Conclave, chegaram a um consenso para escolher o sucessor de Bento XVI.
Foram assim necessárias, no máximo, cinco votações para pelo menos 77 dos cardeais presentes no Conclave elegerem o mesmo nome ser o novo Papa. Uma eleição muito mais rápida do que muitos esperavam. A rapidez da eleição manteve a tendência das últimas décadas, que não superaram as 11 votações. O papa Pio XII foi eleito com três votações em apenas 24 horas; João Paulo I com quatro votações; Bento XVI com quatro votações; Paulo VI com cinco votações; João Paulo II com oito votações e João XXIII, com 11 votações.
"Habemus Papam" é a expressão que mais se houve entre os milhares de pessoas que na Praça de S. Pedro aguardavam pelo fumo na chaminé do Vaticano, numa altura em que o sino da Basílica de São Pedro também assinala que já há um novo Papa.
O ritual ordena que o Papa que foi escolhido, terá que ir à Sala das Lágrimas vestir as vestes papais e passar pela Capela Paulina para rezar diante do Santíssimo Sacramento, antes de se dar a conhecer ao mundo, ao surgir na varanda central da Basílica de São Pedro, o que deverá acontecer por volta das 19h00 (hora de Lisboa).
Será o próprio a escolher o nome pelo qual ficará conhecido o 266º Papa dos mais de dois mil anos de história da Igreja Católica.