Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Mais quatro anos: Dilma Rousseff reeleita presidente do Brasil

A candidata pelo Partido dos Trabalhadores foi eleita com 51,38% dos votos face aos 48,62% do seu rival, com 97,57% dos votos contados. Mais de 140 milhões de brasileiros deslocaram-se às urnas para decidir quem vai ser o próximo presidente de uma das maiores economias mundiais.

36.º - Dilma Rousseff
Presidente do Brasil sinaliza a importância do país para a economia e empresas portuguesas.
26 de Outubro de 2014 às 22:35
  • ...

Dilma Rousseff vai continuar em Brasília por mais quatro anos. Na que é considerada uma das eleições mais disputadas de sempre, Dilma Rousseff conseguiu levar a melhor sobre Aécio Neves.

 

A candidata pelo Partido dos Trabalhadores foi eleita com 51,56% dos votos face aos 48,44% do seu rival, com 99% dos votos contados. São 53 milhões de votos para Dilma, contra 50 milhões de votos de Aécio. Com a reeleição de Dilma Rousseff, o Partido dos Trabalhadores torna-se no partido há mais tempo no poder no Brasil: são já 12 anos a caminho dos 16.

 

O grande desafio do 37º do próximo presidente do Brasil é governar num país polarizado por uma campanha presidencial muito forte em ataques pessoais entre os dois lados. 

 

Apesar de ter perdido o estado de São Paulo (35% contra 64% de Aécio Neves),Dilma Rousseff importantes vitórias obteve em Minas Gerais (52,4%) e no Rio de Janeiro (54,94%).

 

Dilma Rousseff conta com uma taxa de aprovação (44%) inferior à de Lula da Silva (52%) à partida para o segundo mandato em 2006, mas superior à obtida por Fernando Henrique Cardoso em 1998 quando foi reeleito.

 

No primeira volta das presidenciais, Dilma Rousseff obteve 41,6% do total de votos (43,2 milhões) contra os 33,5% de Aécio Neves (34,8 milhões). O candidato do PSDB ganhou para a segunda volta o apoio de Marina Silva do PSB, terceira classificada na primeira volta.

 

Esta eleição foi também marcada pela polarização entre PSDB e PT que se afirmam cada vez mais como os partidos do arco do poder no Brasil. Desde 1994, em seis eleições, que os dois partidos são os mais votados nas presidenciais.

 

Nem o fenómeno Marina Silva - que chegou a liderar as sondagens - conseguiu interromper esta polarização. A candidata pelo PSB obteve a terceira posição na primeira volta e ficou pelo caminho. 

 

Depois da economia brasileira ter entrado em recessão técnica no segundo trimestre, e do Banco Central ter revisto em baixa o crescimento económico para este ano, a presidente enfrenta agora o desafio de colocar o país de regresso ao crescimento económico.

 

Segundo a imprensa brasileira, Aécio Neves já telefonou para Dilma Rousseff para lhe dar os parabéns pela vitória.

 

A presidente da argentina Cristina Kirchner já congratulou Dilma Rousseff pela sua vitória. "Grande vitória da inclusão social e da integração regional", escreveu Cristina Kirchner na sua conta de twitter em reacção à reeleição.

Ver comentários
Saber mais Dilma Rousseff PT política eleições eleições presidenciais Brasil
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio