Notícia
Bento XVI renuncia e abandona Vaticano no próximo dia 28 de Fevereiro
Papa Bento XVI vai abandonar o mais alto cargo da Igreja Católica no próximo dia 28 de Fevereiro por motivos de saúde. Próximo Papa vai ser escolhido já em Março.
Bento XVI, que foi eleito papa em 2005, renunciou ao mais elevado cargo da Igreja Católica e abandona o Vaticano no próximo dia 28 de Fevereiro de acordo com as agências internacionais. Bento XVI deixa o Vaticano por motivos de saúde. Em Abril fará 86 anos.
“Depois de ter repetidamente examinado a minha consciência diante de Deus, tive a certeza que as minhas forças, devido à minha idade avançada, já não são adequadas ao exercício de ministério de Pedro”, afirmou Bento XVI na sua declaração oficial, publicada pela rádio oficial do Vaticano.
Nessa mesma declaração, Bento XVI revela que “no mundo de hoje” está “sujeito a mudanças rápidas” e é “abalado por questões de profunda relevância para a vida da fé”. Desta forma e “para poder governar a casa de
São Pedro e anunciar o Evangelho, é necessária tanto a força da mente e como do corpo”, força essa “que nos últimos meses, tem-se deteriorado em mim”. Por isso, diz ainda o Papa, “tive que reconhecer a incapacidade de cumprir adequadamente o ministério que me foi confiado”.
Assim, Joseph Ratzinger abdica do mais elevado cargo da Igreja Católica Romana por motivos de saúde. Em 2005, quando foi eleito para Papa, Ratzinger tinha 78 anos.
O próximo Papa deverá ser eleito já em Março e a Páscoa, que se realiza a 31 de Março, e que é uma das datas mais importantes para os católicos deverá ser celebrada já pelo novo Sumo Pontífice.
(notícia actualizada às 12:56 com mais dados relativos ao sucessor de Bento XVI)