Notícia
Arábia Saudita lidera aliança militar de combate ao terrorismo
Esta aliança, formada por 34 países, terá o "dever de proteger as nações islâmicas dos males dos grupos e organizações terroristas".
15 de Dezembro de 2015 às 11:42
A Arábia Saudita anunciou esta terça-feira, 15 de Dezembro, a criação de uma força militar composta por 34 países com o objectivo de combater o terrorismo.
"Estes países decidiram formar uma aliança militar liderada pela Arábia Saudita para combater o terrorismo, que terá um centro de operações conjunto sedeado em Riade para coordenar e apoiar as operações militares", pode ler-se num comunicado difundido pela agência estatal SPA, e citado pelo jornal britânico The Guardian.
Em conferência de imprensa, o príncipe herdeiro e ministro da Defesa, Mohammed bin Salman (na foto), afirmou que a aliança irá coordenar esforços para combater o terrorismo no Iraque, Síria, Líbia, Egipto e Afeganistão. Bin Salman acrescentou ainda que "haverá uma coordenação internacional com as grandes potenciais mundiais e com organizações internacionais nas operações na Síria e no Iraque".
O príncipe herdeiro esclareceu, ainda, citado pelo The Guardian, que o alvo da nova aliança não é apenas o Estado Islâmico "mas qualquer organização terrorista".