Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Trump convida Xi Jinping para tomada de posse

Presença do líder chinês pode desanuviar tensões motivadas pela anunciada guerra de tarifas. Apesar de não ser habitual, o presidente eleito dos EUA quer outros líderes estrangeiros na cerimónia, como o seu aliado húngaro Viktor Orbán.

Reuters
11 de Dezembro de 2024 às 23:47
  • ...

Donald Trump convidou o presidente da China, Xi Jinping, para a sua cerimónia de tomada de posse enquanto Presidente dos EUA e pretende que mais líderes mundiais estejam presentes, de acordo com fontes citadas pela CBS News.

O convite terá sido feito pouco tempo depois das eleições, no início de novembro, mas não há confirmação de que Xi Jinping tenha aceitado estar presente, referem as fontes. A embaixada chinesa em Washington rejeitou comentar.

A iniciativa poderá ser uma tentativa de Trump apaziguar as relações diplomáticas com a China, depois de ter anunciado no final de novembro que tenciona impor tarifas adicionais de 10% sobre os produtos chineses devido à alegada entrada massiva de narcóticos nos EUA oriundos do país asiático.

"Até que parem, vamos cobrar à China uma tarifa adicional de 10%, sobre quaisquer tarifas existentes, em todos os seus muitos produtos que entram nos EUA", escreveu Trump na sua rede social, a Truth Social.

Entre os membros da futura administração Trump, estão vários críticos do governo chinês, como o nomeado para liderar a diplomacia norte-americana, Marco Rubio, e o conselheiro de segurança nacional indigitado, Mike Waltz.

Além de Xi Jinping, Trump quer que estejam presentes outros líderes mais próximos da sua área política. O primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán, "está a considerar" comparecer na cerimónia, refere a CBS, depois de ter visitado Mar-a-Lago, a residência privada de Trump na Florida, esta semana.

Para as cerimónias de investidura dos presidentes norte-americanos são normalmente convidados embaixadores e outros diplomatas, mas registos do departamento de Estado que remontam a 1874, citados pela CBS, assinalam que não estiveram presentes chefes de Estado estrangeiros nas cerimónias.

A tomada de posse de Donald Trump como 47º Presidente dos EUA está agendada para 20 de janeiro. 

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio