Notícia
Representante para o Comércio de Trump deverá ser Jamieson Greer
Advogado especializado em comércio internacional, Greer foi chefe de gabinete de Robert Lighthizer, que ocupou precisamente o cargo de representante para o Comércio no primeiro mandato do presidente-eleito dos EUA.
O presidente-eleito dos EUA, Donald Trump, prepara-se para nomear Jamieson Greer, um advogado especializado em comércio internacional, como representante para o Comércio, de acordo com fontes citadas pela Bloomberg.
Greer foi chefe de gabinete de Robert Lighthizer, que ocupou precisamente o cargo de representante para o Comércio no primeiro mandato de Trump e foi responsável pela aplicação de tarifas no valor de milhares de milhões sobre aliados e adversários dos EUA.
A escolha de Greer sublinha o papel que as tarifas vão ter na política económica de Trump, que recentemente anunciou a imposição de taxas adicionais de 10% sobre todos os produtos oriundos da China e de 25% sobre os bens importados do Canadá e do México.
A política comercial de Trump pretende também arrecadar receitas fiscais e pressionar as empresas a voltarem a produzir nos EUA, mas pode resultar numa guerra comercial alargada com os principais parceiros comerciais dos norte-americanos, dizem os analistas.
Greer, que vai trabalhar sob a tutela do secretário do Comércio já nomeado - o multimilionário Howard Lutnick, até agora CEO da empresa de serviços financeiros Cantor Fitzgerald -, deve ter um papel essencial na definição, negociação e implementação das tarifas comerciais na administração Trump.