Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Obama mantém 8.400 soldados no Afeganistão

A decisão representa um recuo em relação ao número de 5.500 soldados com que a Casa Branca pretendia fechar este ano. "A situação de segurança no Afeganistão permanece perigosa. (…) Os talibãs continuam a ser uma ameaça", diz Obama.

A carregar o vídeo ...
Negócios 06 de Julho de 2016 às 16:34
  • ...

O Presidente norte-americano anunciou esta quarta-feira, 6 de Julho, a manutenção de um contingente militar dos EUA no Afeganistão de 8.400 soldados até ao fim do seu mandato na Casa Branca devido à situação "perigosa" de segurança em que o país se encontra.

O número anunciado por Barack Obama representa um recuo em relação à meta de redução para 5.500 soldados com que a Administração se tinha comprometido a iniciar 2017, significando uma redução de cerca de 1.400 em relação ao actual número de tropas no terreno - de 9.800 soldados  - que apoiam as forças locais e combatem a Al Qaeda e outros grupos terroristas.

"A situação de segurança no Afeganistão permanece perigosa. (…) Os talibãs continuam a ser uma ameaça. Conquistaram terreno em alguns locais", afirmou o Presidente em declarações na Casa Branca.

Segundo estimativas recentes das Nações Unidas, citadas pela Reuters, os talibãs controlam agora mais território no Afeganistão do que em qualquer momento desde que, em 2001, os EUA invadiram o país.

A missão das forças militares de Washington no Afeganistão, em apoio aos contingentes locais, manter-se-á uma vez que estas ainda não apresentam a solidez necessária, acrescentou Obama.

Ver comentários
Saber mais EUA Afeganistão Casa Branca Barack Obama política guerra defesa conflito armado política
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio