Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Ministério Público arquiva inquérito que envolve Manuel Vicente e Portmill

O Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP) arquivou o inquérito que envolvia Manuel Vicente, vice-presidente de Angola, Higino Carneiro, governador da província de Kuando Kubango e a Portmill, accionista do BESA. Este inquérito foi instaurado após denúncia de transacções financeiras em bancos e instituições financeiras portuguesas.

Negócios 13 de Novembro de 2013 às 18:07
  • 8
  • ...

A Procuradoria-Geral da República (PGR) explica, em comunicado, que o inquérito foi arquivado por “inexistência de crime precedente” e pela “apresentação de elementos documentais de suporte das transacções financeiras, detectadas nas suas contas bancárias”.

 

Segundo a PGR, os três envolvidos neste inquérito - Manuel Vicente, Higino Carneiro e a Portmill – apresentaram documento de “suporte das transacções financeiras detectadas nas suas contas bancárias, assim como fizeram prova de rendimentos compatíveis com as operações referidas”.

 

“Por outro lado”, acrescenta o comunicado da Procuradoria, “foi feita prova de que não têm antecedentes criminais em Angola, por crimes precedentes de branqueamento de capitais descritos no artigo 368º A do Código Penal, nem processos-crime em investigação”.

 

O inquérito foi instaurado após uma queixa apresentada por Adriano Teixeira Parreira por denúncia de transacções financeiras em bancos e instituições financeiras portuguesas. “O Ministério Público, no cumprimento do artigo 262º do Código de Processo Penal, segundo o qual ‘a notícia de um crime dá sempre lugar à abertura de inquérito’, determinou a abertura de inquérito com vista à realização das diligências necessárias à investigação sobre a ‘existência de um crime, determinar os seus agentes e a responsabilidade deles e descobrir e recolher as provas, em ordem à decisão sobre a acusação’”.

 

Manuel Vicente é vice-presidente de Angola desde Setembro de 2012. Higino Carneiro, histórico do MPLA, é governador da província de Kuando Kubango e já desempenhou o cargo de ministro das Obras Pública.

 

A Portmill é accionista do BESA e tem ligações ao general Manuel Hélder Vieira Dias (Kiopelipa), chefe da Casa Militar de José Eduardo dos Santos.

Ver comentários
Saber mais PGR Manuel Vicente Higino Carneiro Portmill Angola Ministério Público MPLA
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio