Notícia
SEF desmantela rede de mão-de-obra ilegal na zona Centro
O Serviço Nacional de Estrangeiros e Fronteiras desmantelou uma rede de tráfico humano na zona Centro do país. Os trabalhadores ilegais, de nacionalidade estrangeira, encontravam-se a trabalhar numa exploração agrícola.
O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) desmantelou esta terça-feira, 4 de Julho, uma rede de mão-de-obra ilegal que explorava pelo menos 50 pessoas, na zona Centro.
As vítimas, de nacionalidade estrangeira, trabalhavam numa exploração agrícola na zona de Leiria e Alcobaça e não tinham uma "situação laboral devidamente regularizada". Durante a operação foi encontrada uma "significativa quantidade de documentação, o que "reforça os indícios de exploração laboral". Além de ter sido detectada a sua situação ilegal no mercado de trabalho, a operação encontrou a meia centena de trabalhadores "a viver em condições pouco dignas, nalguns casos de insalubridade", pode ler-se numa nota à comunicação social disponibilizada pelo SEF.
A operação de combate aos crimes de tráfico de seres humanos, imigração ilegal e angariação de mão-de-obra ilegal decorreu sob a direcção do Ministério Público e foram realizados um total de 18 mandados de busca domiciliária.
Na sequência da operação que envolveu cerca de três dezenas de operacionais, dois cidadãos estrangeiros foram constituídos arguidos. As investigações do SEF ainda não estão concluídas e correm ainda operações relacionadas com a "sinalização e referenciação de potenciais vítimas" de tráfico de seres humanos.