Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Sarkozy vai a julgamento por suspeitas de financiamento ilegal de campanha

Nicolas Sarkozy vai a tribunal por suspeitas de financiamento ilegal da campanha eleitoral de 2012.

Bloomberg
Negócios 07 de Fevereiro de 2017 às 09:48
  • ...

O ex-presidente francês, Nicolas Sarkozy, vai a julgamento, devido a suspeitas de financiamento ilegal da campanha eleitoral de 2012, altura em que o responsável tentou a re-eleição, revelou esta terça-feira fonte judicial, citada pela imprensa internacional. 

O Ministério Público considera que Sarkozy ultrapassou de forma substancial o limite de despesas, fixado em 22,5 milhões de euros, ao usar uma contabilidade paralela com a empresa de relações públicas Bygmalion, explica o Guardian.

 

A Reuters adianta que com Sarkozy vão também a julgamento 13 outras pessoas, acusadas de gastos excessivos e ilegalidades no financiamento da campanha.

Alegadamente a Bygmalion terá cobrado milhões de euros ao partido de Sarkozy, na altura UMP (tendo entretanto sido renomeado de Republicanos), em vez de cobrar esse valor à campanha presidencial, adianta o Guardian.

 

O jornal francês Le Figaro adianta que há suspeitas de um sistema de facturas falsas, no valor total de 15 milhões de euros, cujo objectivo era cobrar ao UMP despesas que faziam parte da campanha eleitoral para as presidenciais de 2012, que Sarkozy perdeu para François Hollande.

 

Sarkozy prepara-se para ser o segundo ex-presidente de França a ser julgado, tendo sido condenado a dois anos de pena suspensa, em 2011, no âmbito de um escândalo de criação de postos de trabalho fictícios.


(Notícia actualizada com mais informação)

Ver comentários
Saber mais Nicolas Sarkozy justiça França financiamento de campanha
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio