Notícia
Lagarde está sob investigação formal da justiça francesa
A actual secretária-geral do FMI está sob investigação formal da justiça francesa devido ao alegado favorecimento do empresário Bernard Tapie, em 2008. As suspeitas que recaem sobre a responsável são de "negligência".
A justiça francesa determinou que Christine Lagarde fosse alvo de uma investigação formal devido ao seu eventual papel num caso ocorrido em 2008, altura em que a responsável era ministra das Finanças no Executivo liderado por Nicolas Sarkozy. A notícia é avançada pela Reuters, que cita uma fonte próxima de Lagarde, que revela que as suspeitas que recaem sobre a responsável são de "negligência".
Em Julho de 2008, o empresário e ex-político Bernard Tapie recebeu 403 milhões de euros na sequência de uma decisão arbitral sobre o litígio que mantinha em torno da venda da Adidas. Este caso levantou suspeitas sobre Nicolas Sarkozy, com suspeitas de que o então líder francês tenha pressionado a sua então ministra das Finanças para que esta interferisse no processo em benefício de Tapie.
Largarde já tinha prestado declarações, enquanto testemunha, em 2013, mas a justiça terá agora considerado que as suspeitas dão fundamento a uma investigação formal. A Reuters adianta que, na legislação francesa, os magistrados decidem abrir uma investigação formal quando há indícios de más práticas, mas os casos nem sempre chegam a tribunal.