Notícia
Justiça francesa investiga suspeita de suborno em negócio de submarinos com o Brasil
A justiça francesa está a investigar uma suspeita de suborno, que teria permitido a França ganhar no fim de 2008 uma importante encomenda de submarinos pelo Brasil, no valor de vários milhares de euros, avançou o jornal Le Parisien.
As autoridades francesas abriram em Outubro um inquérito preliminar por "corrupção de funcionários públicos estrangeiros" em relação ao contrato assinado a 23 de Dezembro de 2008, no âmbito de uma visita do então presidente da República Nicolas Sarkozy ao seu homólogo brasileiro, Lula da Silva, refere o jornal Le Parisien numa notícia divulgada hoje na sua página online.
Fonte próxima do processo confirmou à Agência France Presse que está em curso uma investigação relativa à encomenda de submarinos pelo Brasil, sem adiantar mais detalhes. Contactado pela AFP, o Ministério Público "não confirma, nem desmente" as informações avançadas pelo Le Parisien.
O Brasil tinha, entre outros contratos, encomendado quatro submarinos de ataque Scorpène. A transacção incluía transferências significativas de tecnologia.
O Scorpène é um submarino de ataque convencional, fabricado pelos estaleiros franceses DCNS, em cooperação com a empresa espanhola Navantia.
Na altura, fonte da presidência francesa avaliou o contrato em 6,7 mil milhões de euros, sendo 4,1 mil milhões para França e o restante para empresas brasileiras.