Notícia
Governo anuncia contratação de 570 novos oficiais de justiça
Finanças autorizaram a contratação de 570 novos auxiliares de Justiça, anunciou esta segunda-feira Rita Alarcão Júdice. Tribunais serão também reforçados com novos equipamentos de videoconferência, áudio e telefones, para os quais já há luz verde do Tribunal de Contas.
A ministra da Justiça anunciou esta segunda-feira que o ministro das Finanças autorizou a contratação de 570 oficiais de justiça. Em paralelo, avança também a colocação nos tribunais de novos equipamentos de videoconferência, áudio e telefones, financiados pelo PRR e para os quais já foi obtido o visto do Tribunal de Contas.
Rita Alarcão Júdice falava durante a cerimónia de inauguração da Feira de Artesanato da Pampilhosa da Serra, discrito de Coimbra, região onde, referiu, tem "laços familiares" e pela qual foi eleita deputada.
"Ter mais pessoas a trabalhar nos tribunais, pessoas motivadas, é uma condição essencial para que a celeridade da Justiça deixe de ser apenas uma vontade para ser cada vez mais uma realidade", sublinhou a ministra. "Ao mesmo tempo, estamos a rever o estatuto destes profissionais e contamos ter boas notícias nos próximos meses", acrescentou.
Além do reforço de recursos humanos, a responsável pela pasta da Justiça anunciou também que o Governo pretende "instalar em todos os tribunais do País novos equipamentos de videoconferência, novos sistemas de áudio e novos telefones, que vão permitir maior capacidade nas comunicações". Estes equipamentos serão financiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e "os concursos de fornecimento estão concluídos" e "o visto do Tribunal de Contas foi concedido", explicou a ministra.