Notícia
Acordo global sobre impostos está “a milímetros” de acontecer, diz ministro francês
O ministro francês das Finanças indica que um acordo global para um “sistema de impostos internacional para o século XXI” está a “milímetros de acontecer”.
Bruno Le Maire, o ministro das Finanças francês, avançou em declarações à estação televisiva CNBC que um acordo global para os impostos está muito próximo de acontecer. "Estamos a milímetros de um acordo global para um novo sistema internacional de impostos para o século XXI".
Estas declarações foram feitas em Paris, onde o ministro francês reiterou que a "oportunidade para criar este sistema global de impostos não deve ser perdida".
Nesta entrevista, Bruno Le Maire reforçou que está "completamente determinado a abrir caminho para um consenso". De acordo com o governante, "o ponto-chave passa por ter um acordo a ser adotado, o mais tardar até ao final deste mês".
Segundo o governante francês, alguns Estados-membros estão também a sugerir um "período de transição ou de implementação", em alguns casos que poderia durar até uma década. O político francês, que tem sido uma das vozes mais ativas no espaço europeu no que diz respeito à questão dos impostos, refere que existe margem para pensar nesta questão.
Os ministros das Finanças do G7 alcançaram um "acordo histórico" este verão, que poderá levar as multinacionais a pagarem impostos nos países onde operam - e não apenas no local onde têm a sede registada. Além disso, este acordo para um imposto corporativo poderá impor uma taxa mínima de 15%.
Depois disso, também os países que integram o G20 chegaram a acordo sobre a implementação de um novo mecanismo tributário para as empresas multinacionais, que vai abranger 130 países e jurisdições. "Os países do G20 colocaram-se de acordo sobre quererem criar uma nova ordem tributária internacional", disse o governante alemão Olaf Scholz em declarações aos meios de comunicação social em Veneza, em julho.