Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Governo destaca “esforço muito significativo” de 1.200 milhões e admite “pequenos acertos"

Em declarações aos jornalistas, a ministra da Presidência reiterou que, somadas, as valorizações remuneratórias da administração pública apontam para um aumento médio de 5,1% no próximo ano. Uma atualização em linha com a inflação seria "incomportável".

Governo ainda pode recorrer a mais empréstimos até 31 de agosto de 2023. Até agora solicitou o desembolso de 2,7 mil milhões de euros de um total de 14,2 mil milhões.
Manuel de Almeida/Lusa
  • ...
A proposta apresentada esta segunda-feira aos sindicatos da Função Pública resulta de um "esforço muito significativo" que envolve uma total de 1.200 milhões de euros no próximo ano com aumentos salariais, do salário mínimo, promoções, progressões e medidas de revisão da tabela remuneratória única, considerou a ministra da presidência.

Em declarações aos jornalistas no final de todas as reuniões com as estruturas sindicais da administração pública, Mariana Vieira da Silva não afastou "pequenos acertos".

"Um processo negocial tem margem para melhorias", disse, comparando o aumento de despesa de 1.200 milhões de euros previsto para o próximo ano com os 680 milhões de euros deste ano. Há margem para "pequenos acertos".

A proposta traduz "um esforço muito significativo para enfrentar uma realidade de incerteza", que "protege os salários mais baixos" por assumir que o impacto da inflação é maior para quem mais ganha, sustentou.

Sublinhando que uma atualização de salários ao nível da inflação registada seria "incomportável", Mariana Vieira da Silva sublinhou que considerando toda a despesa o aumento é de 5,1%, acima dos 4,8% referidos para o setor privado, o que contribuirá para o aumento da massa salarial da administração pública no PIB.

Ver comentários
Saber mais Mariana Vieira da Silva Função Pública
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio