Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Ministra da Finanças: CP, STCP e Carris aumentam dívida pública

A dívida pública inscrita no DEO é mais elevada do que a prevista no OE 2014 por causa de três empresas públicas. A ministra das Finanças afirma ainda que 10% da dívida do Estado, em 2013, corresponde a mudanças nos critérios estatísticos.

Miguel Baltazar/Negócios
  • 25
  • ...

A diferença entre o valor da dívida pública inscrita no Documento de Estratégia Orçamental (DEO) e no Orçamento de 2014 resulta de “assumirmos a dívida da CP, dos STCP e da Carris”, explicou a ministra das Finanças esta sexta-feira na comissão parlamentar de Orçamento e Finanças.

 

A dívida dessas empresas vai ser assumida pelo Estado. Maria Luís Albuquerque afirma que o Governo está a fazer isso “para resolver o problema de dívida destas empresas”. Considera que “esta dívida já era pública, porque são empresas públicas” e o que se está a fazer “é a reconhecê-las nas contas públicas com um efeito de transparência”.

 

A ministra respondia a uma questão sobre a evolução da dívida pública e já antes se tinha referido a este tema para concluir que a dívida do Estado, sem o efeito de passivos das empresas públicas e sem a almofada de liquidez, estaria nos 110% do PIB.

 

“Citando o Conselho de Finanças Públicas”, no conjunto da dívida pública, “10% do PIB corresponde, em 2013, às empresas públicas reclassificadas”, disse Maria Luís. E continuou o raciocínio: “Se nós considerarmos estes quase 10% do PIB em dívida, das empresas públicas reclassificadas, e somarmos um valor mais ou menos dessa ordem de grandeza de reservas de liquidez, que estão constituídas, não estamos a falar de [uma dívida pública] de 130% do PIB. Se retirássemos esses dois efeitos estamos a falar de 110%”.

 

Reconhece que “é uma dívida muito elevada”. Mas, diz, “enquanto não tivermos orçamentos equilibrados essa dívida vai continuar a crescer.”

Ver comentários
Saber mais dívida Maria Luís Albuquerque CP STCP Carris OE DEO
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio