Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Manifestantes ocupam quatro Ministérios (act2)

Vários manifestantes ocuparam esta terça-feira quatro Ministérios. O objectivo era serem recebidos pelos ministros, meta alcançada pelos que protestaram nos ministérios do Ambiente e Economia.

26 de Novembro de 2013 às 15:39
  • 88
  • ...

 

Depois da reunião marcada para 9 de Dezembro com o ministro, Jorge Moreira da Silva, para, ministro do Ambiente, duas federações sindicais do sector dos transportes, comunicações e construção - Fectrans e Feviccom -, que estiveram hoje concentradas em frente ao Ministério da Economia, agendaram uma reunião com o ministro da tutela para 5 de Dezembro.

 

Sindicalistas da CGTP ocuparam os Ministérios da Economia, da Saúde, do Ambiente e das Finanças, em Lisboa, disse esta terça-feira, 26 de Novembro, à Lusa a dirigente Célia Silva, da União dos Sindicatos de Lisboa.

 

De acordo com a Lusa cerca de uma centena de dirigentes e activistas sindicais invadiram o Ministério da Saúde para dizer que não aceitam o Orçamento do Estado para 2014, e afirmam-se dispostos a "não arredar pé" até serem recebidos pelo ministro.

 

Segundo a mesma fonte, o objectivo do protesto é conseguir reuniões com os ministros responsáveis por cada uma das áreas para com eles discutir os cortes previstos no Orçamento do Estado para 2014, hoje aprovado.

 

Os sindicalistas afirmam que vão permanecer nos locais de protesto até atingirem os seus objectivos.

 

Ministério do Ambiente reúne com manifestantes a 9 e da Economia a 5 de Dezembro

 

No Ministério do Ambiente deslocaram-se cerca de 20 manifestantes que, de acordo com RTP Informação já conseguiram agendar um encontro com o ministro, Jorge Moreira da Silva, para dia 9 Dezembro. Em causa está a privatização das águas.

 

Ana Avoila, da Frente Comum dos Sindicatos da Administração Pública, revelou em directo na RTP Informação, que há um grupo de sindicalistas já está a ser recebido pelo secretário de Estado da Administração Pública, no Ministério das Finanças.

 

Entretanto, duas federações sindicais do sector dos transportes, comunicações e construção - Fectrans e Feviccom -, que estiveram hoje concentradas em frente ao Ministério da Economia, agendaram uma reunião com o ministro da tutela para 5 de Dezembro.

 

Para além do ministro da Economia, António Pires de Lima, o encontro marcado para a próxima semana vai ainda contar com a presença do secretário de Estado dos Transportes, Sérgio Monteiro.

 

O dirigente sindical da FECTRANS (Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações), Vítor Pereira, em declarações aos jornalistas, mostrou-se satisfeito porque os objectivos da concentração foram cumpridos.

 

"A reunião está marcada, conseguimos cumprir os nossos objectivos", afirmou, acrescentando que os trabalhadores concentrados nas imediações do ministério vão desmobilizar.

 

 De acordo com a Lusa, "Correr com esta gente é preciso, é urgente", "Fascismo nunca mais", "Queremos eleições, estamos fartos de aldrabões" e "Governo de Portas e Cavaco são farinha do mesmo saco" são as palavras de ordem gritadas pelos dirigentes e activistas sindicais da CGTP, que ocupam todo o átrio do Ministério das Finanças liderado por Maria Luís Albuquerque. 

 

Uma delegação de sindicatos ligados aos transportes aguarda dentro do Ministério da Economia para serem recebidos pelo secretário de Estado dos transportes para darem conta "do agravamento dos direitos de trabalho e das condições de vida". 

 

Segundo a PSP, citada pela Lusa, nos quatro Ministérios ocupados foi reforçada a presença policial, nomeadamente através de equipas de intervenção rápida. Outra fonte policial disse à agência Lusa que foi reforçado o dispositivo de segurança nos restantes Ministérios, para evitar protestos idênticos.

 

(Notícia actualizada às 19h43 com mais informação)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ver comentários
Saber mais manifestações manifestantes Finanças Economia Saúde Ambiente
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio