Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Grécia suspende publicação dos dados preliminares do PIB

“Divergências” no apuramento dos dados estão por detrás da decisão. A última vez que a Grécia divulgou dados do PIB anunciou uma contracção da economia de 0,1%. 15 dias depois, quando revelou os dados mais pormenorizados anunciou que a economia afinal tinha crescido 0,4%.

Bloomberg
07 de Agosto de 2017 às 12:35
  • 4
  • ...

Os países da Zona Euro reportam sempre uma primeira leitura do produto interno bruto (PIB), que se trata da estimativa rápida, onde apenas revelam a evolução da economia, sem mais dados. 15 dias depois reportam mais informação. No caso de Atenas, nos últimos trimestres estas duas datas de publicação têm ditado números muito diferentes. Esta é a razão de a Grécia ter decidido suspender a publicação destes dados iniciais, revela a Reuters.

 

A última que a Grécia publicou dados do PIB foi em Maio, revelando a estimativa para o PIB do primeiro trimestre do ano. Na altura reportou uma contracção da economia de 0,1%. 15 dias depois publicou a actualização dos dados, reportando um crescimento económico de 0,4%. E este não foi um caso isolado. Em Março, o instituto de estatística do país, o ELSTAT, revelou que a economia helénica tinha contraído 1,2% no último trimestre do ano passado. 15 dias depois, quando publicou os dados mais detalhados revelou que, afinal, a economia tinha contraído apenas 0,4%.

 

Fonte oficial do ELSTAT explicou à Reuters que esta discrepância de leituras levou a que fosse decidido suspender esta primeira leitura. E justificou a diferença de valores com o facto de não haver informação completa na primeira publicação.

 

"Não temos todos os dados necessários a tempo das estimativas rápidas. Só temos dados para os dois primeiros meses do trimestre do desemprego e não temos os dados finais da balança de conta corrente", explicou fonte oficial do instituto de estatísticas helénico.

 

"Queremos avaliar a disponibilidade das fontes de informação necessárias e melhorar a consistência das estimativas".

 

A maioria dos países da Zona Euro publica a estimativa do PIB 45 dias depois do trimestre terminar e 15 depois publicado os dados mais detalhados. Portugal é um deles. A estimativa rápida do PIB do segundo trimestre do ano será conhecida a 14 de Agosto. E a leitura seguinte é publicada a 31 de Agosto.

 

A Reuters adianta que a Grécia não ficará como o único país a não reportar a estimativa rápida do PIB. Irlanda e Luxemburgo não revelam estes dados.

Ver comentários
Saber mais Grécia PIB economia ELSTAT
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio