Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Governo espera poupar 292 milhões de euros com “swaps”

Previsão foi enviada a Bruxelas esta semana pela INE no âmbito da comunicação decorrente do “Procedimento por Défices Excessivos”.

Bruno Simão/Negócios
Negócios 02 de Abril de 2014 às 09:45
  • ...

O Governo espera poupar este ano 292 milhões de euros em juros com os contratos “swap” geridos pelo IGCP, isto depois de ter poupado 119 milhões em 2013. Os dados reportados a Bruxelas são avançados esta quarta-feira pelo Diário Económico que escreve que, a confirmar-se a poupança deste ano, será o melhor resultado dos últimos cinco anos.

 

No documento enviado ao Eurostat ao abrigo do “Procedimento por Défices Excessivos” o INE dá conta de uma previsão de despesas com juros este ano de 7.324 milhões de euros, menos 292 milhões de euros do que seriam considerados sem os resultados da gestão activa da despesa com juros através de “swaps”, escreve o jornal.

 

Nestas operações incluem-se os polémicos contratos decididos por várias empresas públicas no passado e que passaram a ser geridos centralmente pelo IGCP, mas também os contratos feito pela entidade que gere a dívida pública nacional. No ano passado, a factura de juros foi de 7.064 milhões de euros, menos 119 milhões de euros do que aconteceria com “swaps”.

 

Este tipo de derivados financeiros permite alterar a natureza do fluxo de juros de um contrado, por exemplo passando-o de uma despesa variável para despesa fixa, ou associando-a a outras váriáveis além da taxa de juro de mercado associada à maturidade dos respectivos empréstimos. Foi a adopção de um critério duvidoso nos swaps contratados pelas empresas públicas que gerou polémica.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio