Notícia
Governo muda directora-geral do Orçamento
Manuela Proença ocupava o cargo desde 2012 e tinha sido reconduzida em Julho de 2014 por mais cinco anos. A ano e meio do fim do mandato, Mário Centeno decidiu avançar com uma recomposição na liderança da DGO, adianta o Público.
A economista Manuela Proença, que em 2012 substituiu a demissionária Maria Eugénia Pires, vai sair da Direcção-geral do Orçamento por decisão da equipa do Ministério das Finanças, escreve o Público na sua edição desta segunda-feira, 5 de Fevereiro. Não são adiantadas razões para a saída, que ocorre a cerca de ano e meio de terminar o mandato da directora-geral.
Manuela Proença (na foto ao lado do então director-geral da AT, Azevedo Pereira), havia sido reconduzida no cargo em 2014 pela então ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque. O mandato deveria ter a duração de cinco anos, mas termina agora antes do tempo. Das Finanças, diz o Público, "não há, nesta fase, comentários a fazer".
A DGO é o organismo do Estado com responsabilidades na preparação do Orçamento do Estado, em conjunto com os demais organismos públicos. Tem também, entre várias outras funções, um papel fundamental na preparação do relatório do défice e da dívida que o INE envia para Bruxelas.