Notícia
Dívida pública desce para 97,4% do PIB no terceiro trimestre
No terceiro trimestre, a dívida pública portuguesa continuou a trajetória de redução e atingiu 97,4% do PIB. Redução é de 3,2 pontos face ao trimestre anterior e de 8,9 pontos em termos homólogos.
A dívida pública na ótica de Maastricht desceu para 97,4% do PIB no terceiro trimestre deste ano, um valor inferior ao registado no trimestre anterior mas também no período homólogo, divulgou o Banco de Portugal (BdP).
De acordo com a nota estatística do banco central divulgada nesta segunda-feira, 4 de novembro, o rácio da dívida pública no PIB desceu de 100,6% no segundo trimestre para 97,4% no terceiro, ou seja, menos 3,2 pontos percentuais.
No mesmo período de 2023, a dívida pública portuguesa, na ótica que importa para aferir as regras europeias, representava 106,3% do PIB. Ou seja, no terceiro trimestre deste ano desceu 8,9 pontos percentuais em termos homólogos.
Em termos nominais, em setembro a dívida pública diminuiu 1,5 mil milhões de euros, para 272,2 mil milhões de euros.
"Esta descida refletiu, sobretudo, a redução dos títulos de dívida (1,3 mil milhões de euros) e dos empréstimos (200 milhões de euros)", justifica o BdP.
Já os ativos em depósitos das Administrações Públicas totalizaram 19,9 mil milhões de euros em setembro, o que corresponde a um aumento de 3,8 mil milhões de euros relativamente a agosto.
Deduzida desses depósitos, a dívida pública diminuiu 5,3 mil milhões de euros, para 252,2 mil milhões de euros.