Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

CDS corrige projecto para expor divisões na maioria de esquerda

Afinal o Programa de Estabilidade vai mesmo a votos no Parlamento. CDS corrige o tiro e força esquerda a entender-se.

Bruno Simão
  • 4
  • ...

O CDS decidiu mudar o texto do projecto de resolução para forçar a votação efectiva do Programa de Estabilidade e expor assim as divisões da maioria de esquerda no Parlamento.


O anúncio foi feito pelo líder parlamentar centrista quase no final do debate do Programa de Estabilidade e do Programa Nacional de Reformas na Assembleia da República.


Nuno Magalhães (na foto) afirmou a mudança de planos, explicando que é substituída a recomendação que o CDS fazia para que o fosse o Governo a levar a votos o Programa de Estabilidade por uma recusa do Programa.


Com esta nova roupagem, o projecto do CDS implica que haja uma votação dos planos do Governo. Na fórmula antiga a recusa já anunciada pelos partidos à esquerda não chegava a beliscar a maioria de esquerda. Aliás ontem à saída das audiências com o Presidente da República, PCP e BE forma claros no descontentamento com o documento do Governo, mas recusaram dizer como se votaria.


O objectivo do CDS é mostrar as divisões que ficaram claras ente a maioria parlamentar de esquerda. O PSD votará a favor do projecto do CDS.

 

"PCP e BE são uma espécie de autores envergonhados dos documentos"

 

O CDS acusou hoje, no início do debate, os partidos à esquerda do PS de "na prática apoiarem o Governo e na teoria se oporem". A acusação foi feita pela deputada centrista Cecília Meireles, que insistiu no desafio ao Governo de levar o Programa de Estabilidade à votos.


Cecília Meireles falava no Parlamento, durante o debate do Programa de Estabilidade e do Programa Nacional de Reformas.


A deputada referia-se ao facto de o PCP e o Bloco de Esquerda discordarem do Programa de Estabilidade, mas manterem o apoio ao PS.

Cecília Meireles acrescentou que o PCP e o BE são uma "espécie de autores envergonhados dos documentos".


O CDS entregou um projecto de resolução para recomendar ao Governo que leve o Programa a votos. O partido liderado por Assunção Cristas institui no desafio, depois de a esquerda ter sinalizado que o chumbará. "Ponha fim a esta encenação. Vamos a votos", disse Cecília Meireles.


Pedro Marques recusou a encenação, lembrando que o governo apresentou as linhas gerais do Programa Nacional de Reformas há um mês e que o documento foi amplamente discutido. 

Ver comentários
Saber mais CDS Programa de Estabilidade Assembleia da República Nuno Magalhães Governo Presidente da República Programa Nacional de Reformas governo (sistema) executivo (governo)
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio