Notícia
Governo espanhol revê em alta estimativas de crescimento para 3,2%
No conselho de ministros desta sexta-feira, o Governo espanhol aprovou também alterações fiscais e um aumento de 8% no salário mínimo nacional.
O Governo espanhol reviu em alta as estimativas de crescimento da economia para este e para o próximo ano, uma alteração aprovada num conselho de ministros que resultou numa série de outras medidas, entre as quais alterações ao impostos sobre sociedades e subida dos impostos especiais, e o aumento do salário mínimo.
O Executivo liderado por Mariano Rajoy espera agora que o PIB espanhol cresça 3,2% este ano e 2,5% em 2017, segundo o comunicado do ministério da Economia citado pelo Expansión.
No novo quadro macroeconómico, o Governo antecipa ainda que o desemprego vai baixar mais de oito pontos até ao final de 2019 para se situar em 12,8%. Para 2017 e 2018, as estimativas foram revistas em baixa para 17,6% e 15,6%, respectivamente. "O mais notável é a evolução do desemprego. Prevemos uma descida de mais de oito pontos", indicou o ministro da Economia Luis de Guindos, citado pela mesma publicação.
"Espanha apresentou em meados de Outubro um orçamento preliminar a Bruxelas, sem levar em conta quaisquer medidas. O que fazemos hoje é complementar e modificar o que foi este orçamento provisório", acrescentou o ministro. Cristóbal Montoro, ministro das Finanças, anunciou a aprovação de um tecto para a despesa de 118.337 milhões de euros, semelhante ao executado este ano.
O Governo tem o objectivo de reduzir o défice de 4,6% este ano para 3,1% em 2017 e a dívida de 99,4% do PIB em 2016 para 99% no próximo ano. Para os anos seguintes, as metas são mais ambiciosas: o Executivo espera reduzir a dívida para 97,7% do PIB em 2018 e 95,4% em 2019.
Aumento dos impostos especiais e introdução da "fat tax"
No conselho de ministros desta sexta-feira, o Governo espanhol aprovou também uma alteração no imposto sobre as sociedades e um aumento dos impostos especiais para arrecadar 4.650 milhões de euros adicionais.
O Executivo de Mariano Rajoy anunciou uma subida dos impostos sobre as bebidas com elevado teor de álcool – ficam de fora a cerveja e o vinho – e uma nova taxa sobre bebidas açucaradas, a chamada "fat tax". Também os impostos sobre o tabaco vão subir.
Salário mínimo sobe 8%
Tal como era esperado, o Governo espanhol aprovou um aumento do salário mínimo de 8% para para 707,6 euros mensais.
O aumento responde ao acordo alcançado entre o Governo e o PSOE que inclui esta actualização do ordenado mínimo como contrapartida para a abstenção dos socialistas, que facilitará a aprovação parlamentar do limite máximo da despesa para 2017.